Esquecer é um ato normal para o cérebro, portanto, para que isso não aconteça, é necessário exercitar a memória. Às vezes pode ser difícil lembrar datas de aniversários, trabalhos para entregar, feriados e outras informações importantes, principalmente quando se tem muita coisa na cabeça. Mas esse problema pode ser solucionado acostumando o cérebro a guardar memórias mais facilmente. Veja algumas dicas:
Jogos como caça-palavras, memória, quebra-cabeça, palavras cruzadas, sudoku, dominó e jogos de cartas são ótimos exemplos para treinar a memória. Além de ajudar na concentração, faz com que o cérebro exercite a sua capacidade de memorização. Com o tempo você vai ficando mais habilidoso nesses jogos e, consequentemente, mais propício a lembrar das suas tarefas do dia a dia.
Para quem está estudando, é uma ótima dica, tanto para exercitar a memória como arrasar nas redações. Anote em um caderno as principais citações de filósofos, ou até de períodos da história.
Antes de dormir, force o seu cérebro a repensar nas situações que você vivenciou no decorrer do dia. Quais foram as coisas mais importantes, o que você fez no trabalho, se encontrou alguém, o que te alegrou, etc.
Para quem não está acostumado, pode ser complicado resolver contas de matemática sem o auxílio de uma calculadora ou papel e caneta, mesmo que seja contas simples. Porém, tente começar a fazer isso, é um método que pode ser facilmente aplicado na sua rotina, como quando se vai ao supermercado e se quer saber o valor total da compra, por exemplo.
Exercite já a sua memória e obtenha resultados positivos para sua vida!