Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 29/03/2019 - Notícias; Saúde da Criança

 Fases do desenvolvimento da criança

Menina usando um chapéu na praia enquanto a mão de um adulto passa protetor solar no rosto da criança.

O desenvolvimento físico e psicológico das crianças começa desde a fecundação, passando pela primeira infância, adolescência, juventude e segue por toda a vida. No entanto, conforme ressalta a Sociedade Brasileira de Pediatria, é nos três primeiros anos de vida que o cérebro evolui com maior intensidade. Por isso, o estímulo precoce traz fortes impactos e são fatores decisivos na transição da criança para a vida adulta, em relação à progressão de suas habilidades de aprendizagem cognitivas, afetivas e psicomotoras. Mas para que você acompanhe o desenvolvimento do seu bebê, elaboramos um roteiro de evolução média da criança até os 5 anos. Isso não quer dizer que se seu filho não seguir essa linha do tempo, haverá algum problema em seu desenvolvimento, mas é importante que ele seja avaliado periodicamente pelo pediatra, profissional capaz de perceber qualquer irregularidade.


1 mês

Segue pessoas com o olhar. Reage a estímulos sonoros e luminosos. Movimenta o corpo em resposta à voz. Começa a sorrir.


2 a 4 meses

Nessa idade, levanta a cabeça quando deitada em decúbito ventral. Interage com as pessoas de maneira mais prolongada. Dá gargalhadas e fica agitada ao visualizar refeições preparadas.


5 meses

Já segura os próprios pés.


6 meses

Senta-se com apoio e transfere objetos de uma mão à outra. Prefere a mãe a pessoas estranhas. Emite sons formados por sílabas repetidas e balbucia.



8 meses

Senta-se sem apoio, arrasta-se ou engatinha. Já responde quando chamada pelo nome. Fala duas palavras.


1 ano

Anda pelo menos com apoio. Pode andar sem apoio a partir dos dez meses e no máximo até os 16 meses. Solta objetos que está segurando quando solicitada por voz ou gesto.


1 ano e 3 meses

Anda sozinho, ajoelha-se. Já segue ordens simples.


1 ano e 6 meses

Ao correr, movimenta o corpo em bloco. Senta-se a partir da posição ereta. Come sozinha. Procura ajuda em situações de perigo e beija familiares. Fala dez palavras.


2 anos

Corre com desenvoltura, abre portas e sobe em cadeiras. Começa a formar frases.


3 anos

Pula, fica em um pé só. Participa de jogos e brincadeiras. Controla a evacuação e micção diurna. Diz sua idade e sexo.


4 a 5 anos

Joga objetos, escala obstáculos. Interage bem com outras crianças. Pergunta sobre o significado das palavras, forma frases longas de até dez palavras. Conta histórias.


Nós nos preocupamos com a sua saúde e de sua família. Por isso, não deixe de participar das oficinas do Viver Bem. Temos oficinas para gestantes e mamães de primeira viagem. Clique aqui e confira a agenda completa de atividades* e diferentes workshops, ou entre em contato pelo telefone 4004-2040. *Todas as programações estão sujeitas a alterações de datas, horários ou números de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores