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 28/03/2019 - Notícias; Gerenciamento em Saúde; Atividade Física

 Ioga para acelerar o metabolismo.

Mulher sentada em um tapete de ioga, de olhos fechados.

Ioga é um excelente exercício. A partir dela, é possível trabalhar força, controle, consciência corporal e flexibilidade. Mais do que mudanças físicas, seus ganhos também são mentais e estimulam o metabolismo. Para obter o máximo de seus benefícios, é preciso praticar a atividade regularmente e de forma correta, ou seja, sempre com o auxílio de um profissional. Dependendo da intensidade, é possível perder até 298 calorias em apenas uma aula. As poses isométricas, aquelas que exigem um pouco mais de força, auxiliam na flexibilidade e no tônus muscular.

A combinação entre movimentos dinâmicos e poses isométricas tornam a ioga uma aliada poderosa para o emagrecimento. A ioga ajuda a regular os sistemas respiratório, metabólico, circulatório e digestivo. Através de respirações profundas durante os diferentes exercícios e da ativação de sistemas neuroendócrinos, a ioga afeta a produção de alguns tipos de hormônios ligados ao stress e aumenta a produção de substâncias ligadas ao bem-estar, podendo ajudar inclusive no controle da dor e na redução da ansiedade.

A ioga pode contribuir para a saúde ao melhorar as condições cardíacas, a cognição em idosos, controle de enxaqueca, reduzir o stress e amenizar sintomas da perimenopausa. Pode, ainda, ser um aliado no controle da glicose em pacientes diabéticos, e até mesmo auxiliar na reabilitação de pessoas com lesão cerebral, como acontece nos casos de AVC, por exemplo. Não se esqueça: antes de praticar qualquer atividade física, consulte um médico de sua confiança.


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