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 30/01/2019 - Notícias; Atividade Física

 Melhores exercícios para fortalecer a coluna

Um jovem está nadando no mar. Na parte inferior da imagem, está escrita a hashtag “#cuidardevocê”.

Os exercícios físicos aliados a uma boa alimentação são essenciais para evitar doenças, problemas de coluna e deficiência de vitaminas. Mais do que cuidar da aparência, determinadas atividades têm o poder de fortalecer a coluna e evitar lesões como tendinites, rupturas e contraturas. O melhor de tudo? São exercícios tranquilos que você pode fazer em casa.


Alongamentos

Existem diversos tipos de alongamentos indicados para a coluna. Se você não está acostumado a praticar atividades de alto impacto, comece com exercícios simples de alongamentos.

  • Alongamento para lombar: deite-se no chão com os joelhos dobrados. Em seguida, segure os joelhos, puxando-os em direção ao peito. Segure a posição durante 30 segundos.

  • Alongamento cruzado de quadril: deite de costas em uma esteira ou colchonete com os joelhos dobrados e separados em uma distância equivalente à largura dos ombros e os pés apoiados no chão. Então, coloque o tornozelo direito em cima do joelho esquerdo (ou vice-versa). Com as mãos fechadas e juntas, segure o joelho direito e puxe-o em direção ao ombro esquerdo. Segure a posição durante 30 segundos. Faça sempre para os dois lados.

  • Ponte: a posição inicial é igual à posição do alongamento anterior. Com os músculos das costas e os glúteos, levante gentilmente os quadris, deixando os ombros no chão. Segure a posição por cinco segundos e retorne ao posicionamento original.


Treinos aeróbicos

Esse tipo de treino precisa ser avaliado de forma individual. Para quem já tem problemas de coluna, o ideal é passar longe de exercícios de alto impacto, como a corrida. Os mais recomendados são a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica. No entanto, se a pessoa tem uma complicação no cóccix, a bicicleta ergométrica já passa a não ser cogitada.


Musculação

Os exercícios de musculação são superindicados! É importante que a pessoa faça tudo com equilíbrio e com a ajuda de um profissional. É melhor fazer os exercícios nas máquinas, pois assim irá garantir a melhor execução dos movimentos.


Exercícios na água

São ótimos para quem já tem problemas na coluna, pois aliviam o peso do corpo sobre a coluna. As melhores alternativas são a hidroginástica e a natação. Claro que é sempre bom analisar cada caso. O nado de peito e borboleta não são indicados para alguns desconfortos na coluna, enquanto o nado crawl pode gerar inflamações em quem tem complicações na cervical.  


Não esqueça de procurar um médico!

Nossas dicas não substituem o auxílio de um profissional. Se você tiver dores na coluna ou outros sintomas, procure um profissional da saúde e ele irá indicar qual a melhor atividade para você.



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