Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 21/03/2019 - Notícias; Saúde da Criança

 Meninas no futebol: incentive a sua filha a praticar esportes

Menina está chutando uma bola vermelha em um gramado de campo de futebol.

Você já pensou em matricular a sua filha no futebol? O futebol feminino, no Brasil, ainda é pouco reconhecido, portanto, nosso papel é incentivar as meninas a entender que futebol também é coisa de menina sim. Da mesma forma que os meninos são incentivados a jogar futebol desde muito cedo, seus pais já escolhem o time que ele irá torcer e cria-se todo um contato com o futebol, que às vezes começa antes mesmo do bebê nascer, as meninas também devem ser estimuladas a gostar de esportes. A prática pode trazer diversos benefícios para o crescimento da criança, como o senso de coletividade e de resolver problemas em grupo, o contato com outras crianças, além de outros benefícios físicos. Confira algumas vantagens que o futebol traz:


Estimula o metabolismo

O fato de que todo o corpo é trabalhado intensivamente faz com que o metabolismo seja ativado. Assim, auxilia no trabalho cardiovascular e pode ajudar no emagrecimento, pois há uma queima maior de calorias. A prática de atividade física deve ser sempre feita de maneira equilibrada e supervisionada para não acarretar lesões.


Aumenta a massa muscular

Há um crescimento e multiplicação das fibras musculares durante a prática esportiva. Diversos grupos de músculos, como membros superiores, membros inferiores e abdômen são usados constantemente. Então, com o tempo, as jogadoras desenvolvem músculos maiores e fortalecidos.


Autoconhecimento

Muitas meninas começam a ter problemas com seu próprio corpo ainda na infância. Praticar esportes pode ser um caminho para conhecer melhor o seu corpo, reconhecer suas potencialidades e seus limites, de uma maneira saudável.

Segundo especialistas, as crianças podem ter o contato com a bola desde o momento que começarem a andar, mas que os treinos devem começar por volta dos 5 anos de idade.


Diminui as chances de estresse e depressão

Sabendo que a depressão é bastante comum e mais prevalente em mulheres, é importante desde cedo adotar práticas de cuidado mental. Atividades físicas são aliadas quando se trata de saúde mental porque liberam hormônios que trazem bem-estar, como endorfina e serotonina e, além disso, o futebol traz benefícios por estimular o espírito de equipe e trabalho em grupo, já que precisa haver sempre contato com outras pessoas e amigos. A dica a seguir vale para você e sua filha: procure um médico de confiança antes de realizar qualquer esporte. Não incentive atividades sem monitoramento de um profissional adequado. A saúde de sua filha agradece!



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores