Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 25/10/2018 - Alimentação Saudável; Alimentação

 Mindful Eating: atenção plena ao comer

Um casal sentado em uma mesa fazendo um lanche.

Você se recorda qual foi a sua última refeição? Consegue se lembrar do sabor, do aroma e da textura do que consumiu? Se você não tem respostas claras para essa simples pergunta, é bem possível que você não manteve o foco na refeição.


O termo Mindful Eating é novo e tem inspiração no budismo, que sugere atenção plena consigo e ao que acontece ao seu redor. No caso da alimentação, a expressão está relacionada ao modo como as pessoas comem, o que, por que e onde comem. Quando esses princípios são ignorados, o resultado quase sempre é o mesmo: excesso.


Fome e saciedade

Você sabia que o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar a saciedade? Então, comer rápido, sem prestar atenção na quantidade ingerida, pode levar você a comer mais do que o necessário. Além disso, estudos indicam que comer enquanto se realiza outras atividades, como digitar ou dirigir, pode diminuir e até interromper o processo digestivo. O resultado? Seu corpo pode estar deixando de absorver dos alimentos os nutrientes mais importantes.


Ao fazer o exercício do comer consciente, você avalia, por exemplo, se precisa ingerir alimentos processados e calóricos ao longo do dia ou dar ao corpo somente aquilo que ele de fato necessita. É também dessa maneira que o Mindful Eating pode ajudar no tratamento de transtornos alimentares e colaborar na melhora dos sintomas de depressão e ansiedade, relacionados à alimentação, como é o caso da compulsão alimentar.



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores