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 14/11/2019 - Alimentação

 Mitos e verdades sobre o colesterol

Imagem de uma mulher escorada em uma grande enquanto come uma fruta. Na parte inferior da imagem está escrito #cuidardevocê.

Muitas pessoas questionam o que é o colesterol, se ele faz bem ou mal para o organismo. Se ele faz bem, por que o excesso pode ser prejudicial à saúde? Pois bem, o colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento do nosso organismo. Ele está presente no nosso cérebro, fígado, músculos, coração, nervos e até na pele. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso corpo e os demais 30% vêm da nossa alimentação. Quando está dentro de valores aceitáveis, o colesterol não traz o menor problema à saúde.

​Ele é dividido em HDL – colesterol bom – e LDL, ou o chamado “colesterol ruim”. Quando o colesterol ruim (LDL) se torna excessivo no nosso organismo, leva a um problema conhecido como hipercolesterolemia, já que pode formar placas de gorduras na parede das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo ou até mesmo provocando a obstrução de vasos sanguíneos, aumentando o risco de AVC, infarto e outras doenças do coração. Como se trata de uma doença silenciosa, a hipercolesterolemia só pode ser diagnosticada através de exames de sangue. Mas hábitos de vida sedentária combinados a uma alimentação desregrada, o excesso de consumo de gorduras, em especial a saturada, provenientes de carnes gordurosas, consumo de bebida alcoólica, obesidade e falta de alimentos que fazem bem ao coração podem levar ao aumento do colesterol ruim no sangue e à queda do colesterol bom (HDL).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ideal é que o colesterol total esteja num patamar de 200 mg/dl; o colesterol ruim (LDL) esteja baixo (entre 100 e 129mg/dl); e o bom colesterol (HDL), esteja alto (maior do que 60 mg/dl), isso para adultos com mais de 20 anos. Para saber mais detalhes sobre o colesterol e desvendar mitos e verdades sobre o problema, confira o teste abaixo:


1 - Comer ovo aumenta o colesterol.

(X) Mito

Nenhum alimento isoladamente consegue aumentar ou reduzir o colesterol. Tudo depende da quantidade ingerida e do equilíbrio da dieta como um todo. O ovo é considerado pelos especialistas uma das fontes de proteína mais completas, além de conter vitaminas A, B2, B5, B6 e B12; ferro, zinco, cálcio, selênio, fósforo, entre outros nutrientes. As recomendações atualizadas indicam que a ingestão de um ovo por dia pode ser aceitável, se outros alimentos ricos em colesterol forem limitados na alimentação.


2 - Pessoas magras não têm colesterol alto.

(X) Mito

Apesar de a hipercolesterolemia ser mais frequente nas pessoas que estão acima do peso, pois elas geralmente seguem uma dieta desregrada, este problema também pode afetar pessoas magras. Ou seja, a pessoa pode estar no seu peso ideal, mas exagerar no consumo de alimentos gordurosos. 


3 - Dietas que eliminam o carboidrato podem aumentar o colesterol.

(X) Verdade 

Uma dieta saudável deve conter todos os nutrientes em equilíbrio: carboidrato, proteína e gordura. Ao cortar totalmente os alimentos ricos em carboidrato, as pessoas tendem a aumentar o consumo de proteína e gordura, podendo elevar os níveis do colesterol ruim.


4 - Mudanças nos hábitos de vida e na alimentação podem ajudar a combater o colesterol ruim.

(X) Verdade

Para baixar o colesterol ruim é necessário evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, como alimentos de origem animal (carnes gordas, vísceras, frutos do mar, leite integral) e as gorduras trans, oriundas da hidrogenação industrial de óleos vegetais. Além disso, incluir na rotina uma atividade física aeróbica, como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar são exercícios que tendem a melhorar os níveis do colesterol bom no organismo.


5 - Água com limão e água de berinjela ajudam a diminuir o colesterol.

(X) Mito

Essas bebidas até podem ajudar a dar saciedade, reduzindo a fome de algumas pessoas, mas não há nenhuma comprovação científica que demonstre que a água com limão e a água de berinjela tenham a capacidade de reduzir o colesterol.


6 - Óleo de coco diminui colesterol e ajuda a emagrecer.

(X) Mito

O óleo de coco se transformou, nos últimos tempos, o alimento da moda entre muitas pessoas que buscam uma vida saudável. Mas, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o óleo de coco tem cerca de 90% de gordura saturada, ou seja, justo aquela que pode aumentar o nível de colesterol ruim. Já a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia alerta que o produto por si só não tem capacidade de auxiliar no emagrecimento. Por essa razão, o alimento não deve substituir os outros óleos e seu consumo máximo, por dia, deve ser de apenas uma colher de sopa (15 mililitros).

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FONTE: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/mitos-e-verdades-sobre-o-colesterol



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