Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 30/03/2021 - Gerenciamento em Saúde; Alimentação

 Mude a sua relação com a comida

A foto mostra uma família composta por pai, mãe e um menino pequeno. Eles estão sorrindo ao redor da mesa na hora da refeição.

As dietas restritivas, apesar de ajudarem no emagrecimento e na obtenção de uma alimentação saudável, podem acabar não funcionando. Elas colocam na cabeça das pessoas o pensamento de que comem errado, de que para ser saudável precisa cumprir um rígido cronograma de refeições, mas nem sempre esse é o caminho para uma alimentação saudável.

A culpa é um sentimento que acompanha muitas pessoas que cumprem dietas pré estabelecidas. É normal que você sinta vontade de comer algo em específico e, caso esse alimento seja  “proibido” na dieta, vem aquele sentimento de falha, de culpa por querer comer algo que teoricamente não se pode.

A compulsão e o exagero podem ser o próximo passo, pois depois de tanto tempo sem comer chocolate, por exemplo, você pode acabar comendo muito de uma vez só, o que é ainda mais prejudicial do que comer um pouco de vez em quando. 

Quem sabe ao invés de seguir uma dieta você não tenta mudar a sua relação com a comida e ter uma vida mais saudável de um modo geral? Veja algumas dicas:


Seja neutro quanto aos alimentos

Tente não dividir as comidas entre saudáveis e não saudáveis. Selecionar o que você deve ou não comer pode levar ao sentimento de culpa já descrito anteriormente. Pense que alguns alimentos são mais nutritivos do que os outros mas que todos podem ter um lugar na sua alimentação. Pense nos contextos de consumo de cada alimento, por exemplo, bolo de aniversário comemos em comemorações de aniversário.


Flexibilização das regras

Estabelecer regras quanto a sua dieta só piora a sua relação com a comida. A vida é muito dinâmica então muitas vezes é necessário descumprir algumas regras, o que gera um sentimento de falha. Tente manter a qualidade nas escolhas do dia a dia.


Honrar a sua fome

Sempre obedeça os sinais do seu corpo de que está precisando de comida. Observe quais reações você tem quando está com fome e quando está satisfeito. Tente respeitar esses sinais e fazer suas refeições nesses horários, nem todos os dias vamos sentir fome no mesmo horário. As quantidades vão variar também, por isso é importante mastigar, prestar atenção para não exagerar.


Perceba as suas mais diferentes necessidades

A relação ruim com a comida pode surgir por ela ocupar um lugar que não deveria na sua vida. Comer quando se sente ansioso, quando se está triste, quando se está feliz, quando se sente carente, não são os papéis que a comida deve desempenhar. Às vezes usamos a comida para amenizar esses sentimentos e emoções, mas é importante fazer uma lista de outra atividades que nos relaxam, trazem prazer e conforto para não usar sempre a comida como solução.


Coma com atenção e prazer

Faça das suas refeições um momento saborosa. Sinta o gosto da comida e se delicie. Tente não comer correndo, mastigue, preste atenção, descanse os talheres entre uma garfada e outra e avalie sua saciedad​e.

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores