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 19/12/2018 - Notícias; Atividade Física

 Musculação ou Treinamento Funcional?

Uma pessoa se abaixa para pegar um kettlebell. Sobre a imagem, no canto direito, se lê "#adoteessaprática".

Está em dúvida entre musculação ou o treinamento funcional? Esse post vai ajudar você a escolher entre as modalidades. Confira!


Treinamento Funcional

A base do treinamento funcional são movimentos naturais do corpo como empurrar, agachar, girar, correr e até pular. Quem pratica consegue adquirir flexibilidade, condicionamento físico, força, equilíbrio e até agilidade e resistência. Para quem está cansado dos exercícios tradicionais da academia, o treinamento funcional é indicado já que não realiza movimentos mecânicos ou em eixos isolados ou definidos. O treinamento funcional se utiliza de acessórios como bolas, cones, discos, cordas, hastes e até elásticos. Esta prática ajuda a melhorar o sistema cardiovascular e reduzir a gordura, definindo a musculatura e agindo no emagrecimento.


Musculação

Se você procura aumentar a massa muscular ou atingir resultados na área da estética, em pouco tempo, a musculação é indicada. Ela é eficiente para a hipertrofia e consegue trabalhar grupos musculares de forma isolada e mais específica.

A musculação auxilia diretamente sobre atividades do dia a dia que pedem capacidade muscular para serem feitas. Um treino de duas a cinco vezes na semana traz vantagens como aumento da massa magra, condicionamento físico e até na diminuição da gordura, se combinado com alimentação saudável.


Comparativa da Musculação x Treinamento Funcional


MUSCULAÇÃO

  • Indicado para ganho de força.
  • Indicado para hipertrofia muscular.
  • O número de exercícios, repetições e séries são variáveis de acordo com os objetivos de cada um com o treinamento, tempo disponível e grau de treinamento prévio.
  • Uma de suas vantagens é que esse tipo de exercício dá a possibilidade de fazer isolamento de grupos musculares.


TREINAMENTO FUNCIONAL

  • Indicado para ganho de equilíbrio.
  • Indicado para ganho de condicionamento físico.
  • Indicado para ganho de agilidade.
  • Indicado para ganho de força.
  • A prática do treinamento funcional pode ser realizado de 3 a 5 vezes por semana, com treinos de duração de 50 minutos a 1 hora.
  • Uma das vantagens desta modalidade é a variação de ambientes em que ele pode acontecer, bem como de suas séries, trabalhando o corpo todo.

Mas lembre-se: antes de começar qualquer atividade, procure seu médico.


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