Está em dúvida entre musculação ou o treinamento funcional? Esse post vai ajudar você a escolher entre as modalidades. Confira!
Treinamento Funcional
A base do treinamento funcional são movimentos naturais do corpo como empurrar, agachar, girar, correr e até pular. Quem pratica consegue adquirir flexibilidade, condicionamento físico, força, equilíbrio e até agilidade e resistência. Para quem está cansado dos exercícios tradicionais da academia, o treinamento funcional é indicado já que não realiza movimentos mecânicos ou em eixos isolados ou definidos. O treinamento funcional se utiliza de acessórios como bolas, cones, discos, cordas, hastes e até elásticos. Esta prática ajuda a melhorar o sistema cardiovascular e reduzir a gordura, definindo a musculatura e agindo no emagrecimento.
Musculação
Se você procura aumentar a massa muscular ou atingir resultados na área da estética, em pouco tempo, a musculação é indicada. Ela é eficiente para a hipertrofia e consegue trabalhar grupos musculares de forma isolada e mais específica.
A musculação auxilia diretamente sobre atividades do dia a dia que pedem capacidade muscular para serem feitas. Um treino de duas a cinco vezes na semana traz vantagens como aumento da massa magra, condicionamento físico e até na diminuição da gordura, se combinado com alimentação saudável.
Comparativa da Musculação x Treinamento Funcional
MUSCULAÇÃO
- Indicado para ganho de força.
- Indicado para hipertrofia muscular.
- O número de exercícios, repetições e séries são variáveis de acordo com os objetivos de cada um com o treinamento, tempo disponível e grau de treinamento prévio.
- Uma de suas vantagens é que esse tipo de exercício dá a possibilidade de fazer isolamento de grupos musculares.
TREINAMENTO FUNCIONAL
- Indicado para ganho de equilíbrio.
- Indicado para ganho de condicionamento físico.
- Indicado para ganho de agilidade.
- Indicado para ganho de força.
- A prática do treinamento funcional pode ser realizado de 3 a 5 vezes por semana, com treinos de duração de 50 minutos a 1 hora.
- Uma das vantagens desta modalidade é a variação de ambientes em que ele pode acontecer, bem como de suas séries, trabalhando o corpo todo.
Mas lembre-se: antes de começar qualquer atividade, procure seu médico.