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 15/10/2020 - Gerenciamento em Saúde; Alimentação

 O papel da proteína na alimentação saudável

Imagem de peixe, frango, ervilha, castanhas, amendoim, ovos, carne vermelha e outros grãos.

A ​proteína tem papel importante para ter uma alimentação equilibrada. Ela auxilia o ganho e manutenção de massa corporal, além de aumentar a saciedade. Elas são essenciais para o bom funcionamento do corpo, fazem parte do processo de crescimento, reparo e manutenção de tecidos e órgãos e da produção de hormônios.

As carnes, ovos e laticínios são os tipos mais conhecidos de proteínas, porém, existem outros alimentos que também têm proteínas e podem complementar seu prato. Veja alguns exemplos:

  • ​Soja;

  • Quinoa;

  • Trigo sarraceno;

  • Lentilha;

  • Tofu;

  • Feijão;

  • Ervilha;

  • Sementes de linhaça;

  • Grão de bico:

  • Amendoim;

  • Nozes;

  • Avelã;

  • Amêndoas;

  • Semente de gergelim;

  • Brócolis;

  • Vegetais de folhas verde escuras (como couve, espinafre e agrião);

  • Castanha do Pará.

A Indústria alimentícia também possui diversos produtos de preparo fácil que são ricos em proteínas, além de serem perfeitos para um lanche ou uma refeição rápida. Eles são barras de cereal, bebidas, sopas e outros produtos para preparo de vitaminas.

Para que seu corpo tenha uma boa musculatura, além de ter uma dieta rica desses alimentos citados, também é necessário um programa de atividades físicas específico para você. O combo de alimentação saudável e musculação evita a sarcopenia, perda de massa muscular que atinge principalmente pessoas a partir de 40 anos.

Lembre-se sempre de consultar um médico e nutricionista, eles irão te auxiliar preparando um plano de alimentação perfeito para você!



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