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 11/02/2019 - Notícias; Atividade Física

 Os benefícios da dança

Várias bailarinas estão em uma sala iluminada. Elas estão alongando.

A dança é uma das melhores aliadas de quem busca bem-estar e autoestima com um exercício físico. Segundo um estudo feito pelo The New England Journal of Medicine, dançar pode aumentar a memória e evitar o desenvolvimento da demência à medida que se envelhece. A ciência revela que o exercício aeróbio é capaz de desacelerar a perda de volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla a memória. Você pode dançar sozinho, na sala, no quarto, chamar os amigos para treinar uma coreografia da internet ou fazer aulas. A dança é multicultural. É possível encontrar escolas de danças de salão ou ter aulas particulares de hip hop, dança contemporânea, jazz, etc. Sem desculpas para ficar parado. Confira outros benefícios da atividade:

  • Melhora do condicionamento físico;

  • Perda de peso;

  • Turbina a capacidade sanguínea;

  • Fortalece os músculos;

  • Fortalece os ossos;

  • Aumenta a frequência respiratória;

  • Libera serotonina e endorfina (neurotransmissores do prazer);

  • Melhora o aprendizado e estimula a disciplina;

  • Melhora a sensualidade, o ritmo, a flexibilidade, a agilidade e a coordenação motora.

São inúmeros benefícios. Além de todo o ganho físico, a dança promove uma conexão consigo mesmo. É um momento único de autoconhecimento. A partir da dança, é possível perceber de tudo o que o corpo é capaz. Desenhar com o próprio corpo é uma habilidade incrível, por isso não deixe de procurar o estilo de dança que mais combina com você.

Quem nunca dançou pode experimentar ritmos mais fáceis como forró e merengue. Estilos como lindy hop, gafieira, funk e hip hop são os mais indicados para quem quer emagrecer, pois contam com movimentações rápidas e agilidade. Para quem gosta de dançar em baladas é recomendado experimentar samba rock, pagode, salsa e zouk. Se você gosta mais do romantismo que a dança é capaz de transmitir, tente balé, tango e bolero. O importante é se manter em movimento e praticar uma atividade física com cuidado respeitando seus limites.


Não se esqueça de procurar um lugar especializado com profissionais preparados para ajudar você. É importante procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade. Boa dança!



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