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 17/11/2020 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Parar também é autocuidado

Imagem de uma mulher de olhos fechados em frente a uma janela enquanto segura uma xícara perto de sua boca.

Saúde mental e bem-estar são elementos essenciais para levarmos uma vida saudável, porém, nesse delicado período em que estamos lidando com uma pandemia, grande parte da população acaba sentindo os efeitos deste período na saúde mental e emocional.

O momento atual não é simples. É repleto de incertezas e angústias. E não é para menos, desde que o isolamento social começou, experimentamos muitas mudanças de rotina, nas relações pessoais e profissionais. Mas muitas pessoas tem usado esse período para repensar os próprios rumos, tirar a vida do piloto automático e focar no autocuidado. 

Muito tem se falado sobre o autocuidado na internet, e hoje queremos falar sobre esse cuidado com a gente mesmo, mas de um jeito diferente. Vai muito além de rotinas estéticas, trata-se de encontrar no nosso dia a dia um tempo para si para viver bem. 

Mais do que um termo que está na moda, autocuidado é sobre respeitar a si mesmo e mudar hábitos. E engana-se quem pensa que é fácil, tem muito a ver com auto enfrentamento, entrar em contato com aquilo que mais evitamos. É parar de preencher aquele tempo que estamos em contato com nossos pensamentos mais profundos com outras atividades e rotinas ensurdecedoras.

Aqui vão algumas dicas do Blog Viver Bem para você incluir momentos de pausa e autocuidado na sua rotina: 


Meditar 

A meditação é uma excelente ferramenta para reduzir o estresse e a ansiedade. Por ser uma prática que exige concentração e foco no momento presente, ela promove sensações de tranquilidade e relaxamento capazes de esvaziar a mente de pensamentos que causam inquietações. É possível meditar em qualquer lugar, desde que esteja confortável. No Youtube ou em apps existem uma vasta diversidade de meditações guiadas disponíveis, encontre uma que você goste e experimente criar esses momentos diariamente. Lembre-se: meditar é hábito. 


Começar um novo hobby

Você gosta de cozinhar? Pintar? Desenhar? Que tal cantar e dançar? Ler ou até mesmo fazer artesanato? É muito importante tirar alguns minutinhos do dia para se dedicar a uma tarefa que goste. Além de tornar o dia mais prazeroso, vai melhorar seu humor e estado emocional por estar praticando algo que gosta, além de distrair a mente das notícias exteriores.

Estabelecer uma rotina 

É importante ter uma rotina diária para não se perder ou acumular tarefas ao longo do dia. Com organização, é mais fácil dar conta das atividades, evitando a ansiedade. Você pode fazer um checklist diário, e existem apps que ajudam nesse tipo de tarefas.


Manter-se ativo 

Sim, descansar é preciso, mas é diferente de estar completamente parado o tempo todo. Isolados em casa fica ainda mais fácil cair em uma rotina sedentária, mas isso passa longe de ser autocuidado. Procure exercícios que possam ser feitos em casa sem o uso de aparelhos específicos, nas oficinas do Viver Bem oferecemos aulas online de Yoga, Pilates e Ritmos. Encontre a sua oficina favorita e participe com a gente.


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