Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 17/02/2021 - Gerenciamento em Saúde

 Por que fazer terapia?

Imagem de uma terapeuta atendendo uma paciente sorrindo e um uma prancheta e caneta nas mãos.

​Embora ainda vivamos em uma sociedade com muitos preconceitos em relação aos cuidados com a saúde mental, a verdade é que esta é uma questão fundamental na vida de todos e deve ser cuidada como qualquer outro aspecto da saúde do ser humano – de maneira preventiva e livre de preconceitos. Ao auxiliar no autoconhecimento, nas relações com a família, amigos, companheiros amorosos e na visão de mundo, a terapia pode ser uma importante ferramenta nas diferentes esferas da vida, nos diferentes momentos de vida da pessoa.

Veja 5 benefícios que a terapia traz:


Promove o autoconhecimento

É normal com o passar do tempo começar a se enxergar a partir dos olhos dos outros. Muitas pessoas presentes nas nossas vidas podem dar um feedback sobre a forma como nos comportamos, porém, muitas vezes, essa visão pode não ser a realidade.

Por isso que se conhecer é muito importante. faz com que você tenha mais noção sobre as suas opiniões, qualidades defeitos, crenças. A terapia faz você prestar atenção no seu eu mais profundo, que no dia a dia podemos não dispensar o tempo necessário para avaliar. O resultado do autoconhecimento é ter mais compaixão consigo mesmo e, com isso, tomar decisões mais assertivas.


Aumenta a autoconfiança

A insegurança com o novo é algo que acomete muitas pessoas. Seja mudar de trabalho, mudar de escola, começar a faculdade, mudar de casa. Adaptar-se a novas situações e sair da zona de conforto pode ser um desafio e tanto e, com isso, muitas pessoas acabam se acomodando. A terapia pode auxiliar a encarar essas situações de forma mais positiva.


Conviver com o medo

O medo é algo presente na vida de todos, mas, quando é em excesso, pode paralisar as pessoas. Inteligência e maturidade emocional  são os benefícios que as sessões de terapia buscam trazer que podem ajudar nesse tópico. Aprender a lidar com seus medos é essencial para seguir em frente.


Lidar com sentimentos

Situações como perda de um ente querido e separação de casais são situações que envolvem muitos sentimentos. As marcas emocionais ficam em pessoas que passam por esse tipo de situações, por isso é muito importante trabalhá-las para poder seguir em frente. É normal que as pessoas não consigam passar por momentos assim sozinhas, mas um profissional de psicoterapia pode ajudar a atravessar por esses momentos fazendo com que você administre seus sentimentos 


Ter relações saudáveis

O convívio social pode ser um desafio. Ter um acompanhamento terapêutico pode ajudar nessas questões, aprimorando habilidades sociais e auxiliando no processo de decisões e estabelecimento de melhores relações.


Vale lembrar que todas as pessoas podem procurar atendimento psicológico, tendo ou não algum transtorno diagnosticado. Converse com um profissional de saúde e considere a terapia como uma opção para a sua vida!


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores