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 23/10/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Probióticos, prebióticos e simbióticos

Post com fundo roxo com ícones de diversos alimentos, como tomate, cebola e iogurte.

Nosso intestino conta com inúmeras espécies de bactérias para funcionar normalmente. Mas, para se manter saudável, esses microrganismos precisam estar em equilíbrio. Os probióticos, prebióticos e simbióticos ajudam nesse processo. Vamos entender como?

Probióticos são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como os microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades adequadas, causam benefícios para a saúde. Esses organismos podem ser de diversas espécies, como os famosos lactobacilos ou outros. Eles são encontrados em alimentos como leite fermentado e alguns iogurtes.

Já os prebióticos são componentes que servem para as bactérias se reproduzirem no intestino e estão presentes em alguns alimentos, como cebola, tomate, aveia e banana. Eles também são comercializados em comprimidos. 

Para simplificar: imagine que os probióticos sejam as bactérias do intestino e os prebióticos sejam os “alimentos” dela. Quanto mais prebióticos, mais as bactérias se reproduzem, mais probióticos teremos.

Daí surgem os simbióticos, os alimentos que combinam prebióticos e probióticos. Eles são criados para ter essa ação, como alguns iogurtes específicos e comprimidos de suplemento e têm o objetivo de oferecer benefícios ao organismo.

Você pode fazer uma refeição simbiótica combinando probióticos e prebióticos, como um café da manhã com iogurte e banana, por exemplo.

Benefícios do uso de probióticos e prebióticos

O consumo regular de probióticos e prebióticos ajuda na prevenção de doenças e na manutenção de um intestino saudável. 

Alguns benefícios possíveis são:

  • Auxílio à imunidade
  • Equilíbrio intestinal após uso de antibióticos
  • Alívio de constipação (prisão de ventre)
  • Promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose

Alimentos probióticos e prebióticos

Probióticos e prebióticos devem fazer parte de uma alimentação saudável para proporcionar o bem-estar de nosso corpo. Vale ressaltar que a eficácia dos benefícios desses elementos na nossa saúde depende de cada organismo e da própria composição intestinal da pessoa.

Alguns exemplos de alimentos que contêm probióticos são: leite fermentado, iogurte natural, alguns tipos de queijo (como cottage e kefir), chicória, alcachofra de Jerusalém, chucrute, kombucha, pães com fermentação natural. 

Quando necessário, e se indicado por um profissional, a ingestão também pode ser feita por suplementação!​

Dica: é fácil adicionar iogurte natural à dieta. Além de consumi-lo no café da manhã ou nos lanches entre as refeições, ele é ótimo substituto da maionese nas saladas de ovo ou batata, além de delicioso acompanhamento para qualquer receita de panificação. O iogurte também pode ser a base de molhos para salada. Experimente!



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