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 21/02/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Quatro atividades físicas que são tendência para 2020 - #AdoteEssaPrática

Na imagem temos três pessoas em um parque praticando Tai Chi Chuan. No topo um texto: #AdoteEssaPrática.

​Stella Torreão é educadora física e analisa alguns tipos de exercício físico que aparecem como tendência para 2020 no relatório anual do Colégio Americano de Medicina do Esporte. Veja aqui algumas dessas atividades que são tendência no mundo todo:

1 – Atividades de alta intensidade

O HIIT, também conhecido no Brasil como Treino Intervalado de Alta Intensidade ou treino cárdio, é ideal para quem tem pouco tempo. Cada aula dura de 8 até 20 minutos. Mas pode ser tão benéfica quanto uma sessão aeróbica leve de 40 min. “O HIIT aumenta a capacidade cardiorrespiratória, o que é ótimo para a recuperação cardíaca e para evitar doenças ligadas à região”, diz a educadora. 


2 – Treinos funcionais

“O treinamento funcional tem como base os movimentos que a gente faz no cotidiano. Ele torna quem o pratica mais apto para realizar as tarefas diárias, sem contar que a utilização de nenhuma ou pouca carga gera menores riscos de lesão”, explica Stella.

Portanto, não estranhe se você perceber que alguns daqueles aparelhos grandes e pesados andam sumindo da sala de musculação. A tendência agora é que exercícios de resistência façam parte de uma rotina de treino com muito mais frequência do que maquinários — que trabalham um ou dois músculos específicos. 


3 – Atividades integrativas corpo e mente

A pesquisa americana defende que as práticas que focam em saúde e bem-estar (e com uma abordagem mais multidisciplinar, ou seja, que trabalham corpo, mente e outras habilidades juntas) vem sendo muito requisitadas.

O Tai Chi Chuan, por exemplo, é uma arte marcial milenar reconhecida como uma meditação em movimento. Nela, há uma espécie de dança a ser seguida. É um trabalho cognitivo, de coordenação, de equilíbrio, de concentração e de interiorização. E a gente sabe que as atividades que preconizam o mindfullness vieram para ficar.


4 – Treinamentos de força como o pilates

É um trabalho de força associado a alongamento e à concentração, ótimo para qualquer idade e com formas precisas de meditação e aumento de carga.

Por este relatório se pode notar que existem formas variadas de atividade física, cada uma podendo se adaptar ao gosto e condições de cada pessoa. O importante é se manter ativo. Não deixe de fazer avaliação médica e acompanhamento com os profissionais indicados.


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