Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 12/02/2020 - Alimentação

 Quatro temperos naturais que podem substituir o sal nas suas receitas

Mesa de madeira repleta de recipientes que estão cheios de temperos naturais, como páprica, cominho, manjericão, pimenta, etc.

​​Poucas coisas são tão gostosas quanto uma comida bem temperada, não é? Mas entre temperado e muito salgado existe uma linha tênue. Muitas pessoas acreditam que para dar mais sabor aos pratos é preciso enchê-los de sal, o problema é que este hábito não é nada saudável.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de 5g de sal por dia é o limite saudável. É comum que a maioria das pessoas extrapole nesta quantidade utilizando o sal nas preparações diárias, no tempero das saladas e consumindo a substância até mesmo sem perceber em produtos industrializados. Em uma Pesquisa de Orçamento Familiar, feita pelo IBGE, foi estimado um consumo médio de 12g de sal por dia pelos brasileiros, mais do que o dobro recomendado. 

As consequências desse exagero podem acarretar em uma sobrecarga nos rins, órgão responsável por eliminar o sódio do organismo. Muitos desenvolvem hipertensão arterial, uma das principais causas de insuficiência renal crônica, além de terem um aumento no risco de doenças cardiovasculares e retenção de líquidos. 

Então, o que podemos fazer para continuar consumindo receitas cheias de sabor?

A resposta está no uso de temperos naturais como orégano, cheiro-verde, alho, cebola, alecrim, ervas finas, páprica. A lista é enorme, com sabores variados e incríveis. 


Veja alguns exemplos: 

1 - Cúrcuma 

A planta, da mesma família do gengibre, pode ser utilizada no preparo de qualquer tipo de prato salgado.


2 - Orégano

É uma erva aromática muito utilizada na culinária. Suas folhas secas ou frescas podem ser usadas e molhos, legumes, carnes, pizza.


3 - Cheiro-Verde

Um dos ingredientes mais comuns nas receitas do Brasil, ele é rico em fibras e minerais, e é uma combinação de ervas (normalmente salsinha e cebolinha).  Pode ser utilizado em carnes, sopas, saladas. Hoje em dia tem sido incluído também em algumas receitas de sucos.


4 - Alecrim

A erva atua na digestão reduzindo inclusive os gases. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias importantes para a saúde do sistema imunológico.


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores