Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 27/09/2019 - Gerenciamento em Saúde

 Quem deve fazer terapia?

Quem deve fazer terapia?

Com a causa da prevenção do suicídio em alta, muito tem se falado sobre ajuda psicológica. Existem diversos tipos de terapia: psicoterapia, psicanálise, cognitivo-comportamental, etc. Apesar de ser um assunto debatido com frequência, ainda existem certos preconceitos que podem dificultar o processo de quem precisa do auxílio de um profissional. 

Ainda há quem pense que alguém procura um psicólogo, psiquiatra ou psicanalista porque está “louco”, porque é “desajustado” ou porque tem algum problema mental. Isto é um mito. Qualquer pessoa pode se beneficiar da terapia independente de ter ou não doenças mentais. O objetivo é simples: fazer o paciente se conhecer melhor, entender suas limitações, desenvolver mais confiança ou até mesmo ajudar a lidar com traumas, fobias e luto. Ou seja, mesmo que você não tenha problemas tão graves, pode procurar um profissional apenas para se sentir acolhido e se conhecer mais profundamente. 

Algumas pessoas acreditam que procurar ajuda psicológica significa que elas não sabem resolver seus próprios problemas ou que elas são fracas. Não existem pessoas fortes ou fracas, cada indivíduo é único e lida com os obstáculos da vida à sua maneira. Outros pensam que esse tipo de tratamento é perda de dinheiro, já que podem conversar com um amigo ou familiar sobre o que estão passando. É preciso compreender que esses profissionais estudaram durante anos para poder ajudar diferentes personalidades. Eles detêm conhecimento e dominam técnicas que pessoas leigas não têm acesso. Uma pessoa sem a bagagem de um profissional não tem as ferramentas necessárias para ajudar outras da mesma forma. 

O ideal é deixar o preconceito de lado e procurar ajuda profissional. E não se preocupe: tudo o que você falar em sua sessão é sigiloso. A confiança e a parceria entre profissional e paciente são graduais. Respeite seu tempo. Terapia pode lhe fazer muito bem! 


FONTE: https://www.inpaonline.com.br/servicos/por-que-procurar-um-psicologo/ e https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/o-que-e-e-como-funciona-a-terapia/56465.

​​​​

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores