Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 14/01/2019 - Notícias; Gerenciamento em Saúde

 SARAMPO - previna-se contra a doença!

Uma médica colocando a mão no ombro da paciente.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio de secreções mucosas, como a saliva de indivíduos doentes para outros não-imunizados. A média do período de incubação - o tempo desde a data de exposição ao vírus até o aparecimento dos sintomas - é de 10 dias.


 Caso Suspeito de Sarampo:

Todo indivíduo que, independentemente da idade e situação vacinal, apresentar febre e manifestações cutâneas vermelhas e plena na pele com pápulas pequenas, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e /ou conjuntivite.


Previna-se! A melhor forma de evitar surtos da doença é manter a população protegida através da vacinação.


São considerados vacinados:

  • Pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina com componente sarampo/caxumba/rubéola;

  • Pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola);

  • Profissionais de saúde independente da idade: duas doses de Tríplice Viral.

Indivíduos com história pregressa de sarampo são considerados imunizados contra a doença, mas é preciso certeza do diagnóstico. Na dúvida, recomenda-se a vacinação.

A vacina não é indicada para gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação, história de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.

As vacinas Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) que é realizada até 12 anos e Tríplice viral* você encontra nas nossas clínicas de vacinação no Shopping Total, em Porto Alegre, e na Unidade Assistencial de Canoas (conforme disponibilidade de estoque).

A rede pública disponibiliza gratuitamente a vacina tríplice viral para a população de 12 meses a 49 anos de idade de acordo com o esquema preconizado.  


Para mais informações, clique aqui (www.unimedpoa.com.br/servicos-proprios/clinica-vacinas).

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores