Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 06/08/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Saiba como os pets podem te ajudar a melhorar sua saúde mental

Imagem de uma mulher ajoelhada no chão encostando sua testa na testa de um cachorro. Eles estão ao lado de uma janela.

A quarentena pode ser um momento solitário, principalmente para quem mora sozinho. O isolamento social e as constantes informações sobre a pandemia do Coronavírus podem elevar os níveis de estresse e deixar as pessoas abatidas. Por isso, para ter uma companhia, muitas pessoas estão optando por adotar bichinhos de estimação. Essa é uma ótima iniciativa, pois além de ajudar animais de rua dando a eles um lar, você também conquista um amigo fiel para te alegrar.

Mas existe uma informação pouco conhecida - é que segundo alguns estudos, a convivência com animais de estimação pode aliviar sintomas de ansiedade e depressão, além de melhorar  a qualidade de vida de seus tutores. Eles deixam seus donos mais felizes, o que eleva os níveis de serotonina no organismo e ajuda as pessoas a enfrentarem essa fase de uma forma mais leve. 

Os animais domésticos não parecem ser uma fonte relevante de transmissão do coronavírus para seres humanos. Mas pode acontecer da pelagem do animal ficar contaminada caso entre em contato com o vírus e, assim, transmitir para quem encoste em seu pelo. Portanto alguns cuidados devem ser tomados, como:

  • Evitar o contato de pessoas contaminadas com o animal;

  • Banhar o animal em casa, evitando ao máximo lugares como Pet Shops para não gerar aglomeração;

  • Evitar contato com animais que morem em outras casas;

  • Se você for dono de um cachorro, faça passeios breves com ele apenas para que faça suas necessidades, não saia na rua com o pet em momentos que não sejam esse. Se seu bichinho for um gato, por exemplo, não há motivos para que saia na rua, já que esses animais fazem suas necessidades em casa;

  • Fique atento à rotina de vacinação;

  • Tenha em mente que os animais também podem se estressar no isolamento social. Mantenha-o entretido com brincadeiras, deixe-o confortável, com seu ambiente limpo e dê a ele comida de qualidade;

  • Os gatos, especialmente, podem se estressar com o fato dos seus donos estarem 24h por dia em casa. Então, se seu bichinho apresentar sinais de que quer ficar sozinho, respeite-o.

Adote um animalzinho e ganhe um melhor amigo!


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores