Muitas pessoas sofrem com o surgimento das acnes faciais, principalmente na adolescência. Mas, a acne também pode surgir em outros lugares do corpo, como nas costas e no colo. Os motivos para o surgimento podem ser produção de sebo, proliferação bacteriana, predisposição genética e alterações hormonais.
Cuidados
Limpeza, hidratação e proteção são os passos essenciais para quem tem pele acneica e que valem tanto para o rosto quanto para o resto do corpo. Utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele é muito importante para obter resultados consideráveis. Gel de limpeza, hidratante e protetor solar são itens que você não pode ficar sem.
Esfoliação e tonificação são duas etapas que não são tão comuns de serem feitas no corpo, mas podem te auxiliar na luta contra a acne. A esfoliação pode ser feita até duas vezes na semana e atua removendo as células mortas da pele. Já a tonificação é considerada o último passo da limpeza e, ao mesmo tempo, o primeiro da hidratação. O tônico remove resíduos que o gel de limpeza não conseguiu remover e desobstrui os poros, evitando cravos e espinhas, além de equilibrar o pH e preparar a pele para os cosméticos que virão em seguida, como o creme hidratante.
Tratamento
Lembre-se que procurar um dermatologista é sempre o recomendado, pois ele dirá quais são os produtos mais indicados para a sua pele e fará um tratamento específico para você. Caso a área afetada por acnes for muito grande e for inviável utilizar somente produtos tópicos, o dermatologista pode acrescentar ao seu tratamento algum medicamento via oral.
Porém, usando medicamentos orais ou não, esses cuidados devem ser tomados sempre:
Limpeza da pele, evitando que resíduos de produtos de cabelo fiquem no local;
Hidratar diariamente com um hidratante leve;
Passar protetor solar e evitar muita exposição da área ao sol;
Evitar tomar banhos com água muito quente.