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 28/05/2018 - Alimentação; Gerenciamento em Saúde; Notícias; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso

 TOMAR VINHO TINTO FAZ BEM PARA O CORAÇÃO?

A impressão de que o vinho faz bem à saúde vem de longa data, desde que se passou a observar que algumas culturas que fazem uso rotineiro da bebida têm menores índices de doenças cardíacas (como no caso dos franceses ou adeptos da culinária mediterrânea). Esse efeito cardioprotetor tem sido relacionado aos polifenóis, presentes nas uvas tintas, mas também em outros vegetais.

Porém, a verdade é que a evidência para essa afirmação ainda é considerada fraca e se baseia em estudos observacionais, ou seja, que mostram associação, e não necessariamente relação de causa e efeito. Além disso, de forma inconsistente, há estudos que mostram efeito cardioprotetor relacionado ao álcool, independentemente do tipo de bebida. O fato é que o uso excessivo de álcool é conhecidamente prejudicial à saúde e deve ser evitado, seja pelo uso frequente em quantidades acima das consideradas moderadas, seja pelo uso esporádico de altas doses. A discussão persiste sobre se quantidades pequenas a moderadas podem ser realmente benéficas, e, embora os estudos epidemiológicos pareçam apoiar essa ideia, ainda não há consenso a esse respeito.

Existe alguma recomendação sobre o consumo seguro de álcool?
A primeira recomendação é que o uso do álcool, pura e simplesmente, não deve ser estimulado, já que os efeitos nocivos são conhecidos. Contudo, para pessoas que fazem uso de álcool, é importante salientar que o consumo semanal equivalente a uma dose por dia para mulheres ou duas doses por dia para homens (cada dose equivale a aproximadamente 14 g de etanol, ou seja, 140 ml de vinho, 330 ml de cerveja ou 40 ml de destilado) pode apresentar algum benefício para a saúde cardiovascular, sem que haja provas definitivas para isso, muito menos a possibilidade de se garantir ao certo qual tipo de bebida alcoólica traria maior benefício. 

 
Fonte:
Wine and Cardiovascular Health - A Comprehensive Review Sohaib Haseeb, Bryce Alexan-der, Adrian Baranchuk. Circulation. 2017;136:1434-1448
Conteúdo validado pelo Viver Bem.

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