Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 20/04/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Traga mais saúde para sua casa: plante!

Imagem de uma mulher colocando água nas plantas com um regador.

Segundo estudos, o cultivo de plantas pode ajudar contra a ansiedade depressão, estresse entre outros problemas. Caso você more em uma casa com pátio, ter uma hortinha é uma ótima opção, ou, para quem mora em apartamentos, plantas como samambaias, cactos, suculentas, violetas, etc, podem ser uma opção compatível com o espaço. O contato com a terra pode ser uma tarefa interessante e calmante. 

Na hora de você escolher a planta mais adequada para seu lar, deve-se prestar atenção em certos fatores, como:

  • Veja quais plantas se encaixam na sua rotina, pesquise os cuidados necessários antes de comprar. Por exemplo, se você comprar uma planta que precisa de muitos cuidados e você não tem muito tempo, a possibilidade de que ela acabe morrendo é grande.

  • Veja quais os locais disponíveis que você tem para as plantas. Se você tiver um pátio, poderá colocar plantas maiores e talvez até cultivar uma muda de árvores como bergamota. 

  • Preste atenção na iluminação. Arranje um lugar bem iluminado, mas que não pegue tanto sol direto na planta. A maioria gosta de um solzinho da manhã, mas quando os raios ficam muito fortes, uma sombra é bem-vinda. 

  • Não coloque água demais ou de menos. Observe se a terra está seca para colocar água e pesquise as formas de irrigação adequadas para  cada tipo de planta.

  • Faça adubos, respeite o tempo de crescimento e faça replantios. As épocas do ano influenciam no desenvolvimento das plantas, respeite a natureza.

Você pode otimizar a prática do cultivo, que sozinho já é ótimo para a saúde, com alguns tipos de plantas que se ingeridas trazem benefícios, como:

  • Camomila: É uma das mais famosas plantas que ajudam a acalmar os nervos. O consumo do seu chá , além de ser saboroso, tem substâncias químicas que diminuem o estresse.

  • Alfazema: Reduz a ansiedade e combate a insônia. 

  • Valeriana: Conhecida popularmente como erva-dos-gatos, também tem benefícios para os humanos. Esse tipo de planta é encontrada na Europa e Oeste-Asiático e seus poderes medicinais e fitoterápicos forem descobertos recentemente pelos brasileiros. Suas propriedades atuam como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, estresse e insônia.

  • Hortelã: O mentol, que está presente na hortelã, tem benefícios análgésicos que aliviam dores e relaxam os músculos.

  • Alecrim: É conhecido como erva da alegria e estimula a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. 


Gostou das dicas? Adquira já a sua planta e, além de decorar seu ambiente, ajude a sua saúde!



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores