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 05/08/2019 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Tudo sobre treino pós-parto

Mulher correndo na beira de um rio em um dia ensolarado.

​​​​​​​​​As mudanças corporais de uma mãe não se limitam à gestação. A mulher continua passando por transformações no pós-parto também. Essa mudança que chamamos de puerpério, inicia-se ao final da gravidez e pode durar até 8 semanas após parir. Exercícios físicos são bem-vindos nesta fase. 

Mas lembre-se: só realize atividades físicas caso o seu médico libere. Sendo assim, continue lendo para saber mais!

Aconselha-se que neste período os exercícios sejam de baixo impacto. Tenha sempre em mente que cada corpo é um corpo, por isso não se compara com nenhuma outra mulher. Se o parto foi natural, a recuperação tende a ser mais rápida, porém já não acontece no caso de cesárea. 


Benefícios da prática de exercícios físicos após a gravidez:​

  • Correção postural;

  • Redução do estresse;

  • Melhora a qualidade do sono;

  • Aumento da autoestima;

  • Redução de problemas de incontinência;

  • Aumento da energia;

  • Redução da fadiga;

  • Reforço do core, em especial, da parede abdominal;


O que você não deve fazer: 

  • Abdominais Crunch

Na maioria das vezes, a vontade é de voltar a ter a barriga de antes da gravidez. Mas, infelizmente, durante o período pós-natal é aconselhável evitar a contração do músculo reto abdominal, uma vez que podem existir movimentos que promovam ou aumentem a diástase do reto abdominal.



  • Flexão do Tronco

Sempre que necessário evite dobrar o tronco pela cintura, dando preferência à flexão dos joelhos. Desta forma, você vai evitar forçar a coluna (que já sofreu muito durante a gravidez), em especial na região lombar.



  • Levantar Pesos

Evite levantar pesos com mais de 4,5kg durante 6 a 8 semanas (o peso do bebé já será o suficiente). 


​O mais importante nesta fase é que regresse ao exercício físico de forma segura. A nível cardiovascular recomendamos começar por caminhadas, bicicleta ou natação três vezes por semana com uma duração média de 30 minutos (vá aumentando de acordo com o seu grau de recuperação). Caso você se interesse, o Viver Bem possui diversas oficinas e atividades para a sua saúde, como as Caminhadas Orientadas. Confira a agenda completa de atividades no site: bit.ly/agendaviverbem. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4004 2040.​


*Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou número de vagas disponíveis. Aguarde: a Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.


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