Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 08/10/2018 - Notícias; Saúde do Adulto

 Uso da função 'soneca' do celular traz risco para a saúde, alerta pesquisa

Uma mulher de pijama branco está se espreguiçando na cama.

Sim, nós sabemos que os smartphones estão substituindo muitos equipamentos que sempre nos rodearam. Relógios, câmeras, computadores, calculadoras, etc. E se lhe falarmos que uma função presente no sistema do smartphone pode estar fazendo mal a você? É a função "soneca" do despertador. Sim, não negue: todos nós provavelmente já ficamos alguns minutos extras na cama por causa dessa função.

De acordo com Shigueo Yonekura, do Instituto do Sono, em entrevista ao Jornal Nacional, os danos a longo prazo podem ser ainda maiores, pois a "soneca" causa confusão no cérebro. E essa confusão é química. Logo que você começa a dormir, a serotonina é liberada pelo organismo - que é associada à sensação de felicidade e relaxa a musculatura. Assim, para acordar, a dopamina é liberada, e ela diminui a sensação de sonolência.

Ao dormir e acordar tantas vezes seguidas, por causa da função "soneca", existe um conflito químico em nosso corpo. E toda essa química, iniciada e interrompida sucessivamente, acaba fazendo mal.

E o resultado?

O resultado imediato é uma dificuldade ainda maior para sair da cama. Como já citamos, a médio e longo o prazo pode ocorrer:

  • Irritabilidade
  • Taquicardia
  • Perda de memória
  • Dores
  • Confusão mental
 A recomendação é a seguinte: tenha uma noite de sono completa e ininterrupta. Por mais difícil que seja, levante no primeiro sinal do despertador. Essa dica pode parecer simples, mas pode melhorar o seu humor e fazer com que você não se sinta cansado ao longo do dia. Ou seja, vai melhorar a sua qualidade de vida.
 

Comentários

MARIA DENIZE - 20/12/2018 12:36
É exatamente assim que me sinto : Irritada, passo constrangimentos por causa da falta de memória, e sinto dores pelo corpo todo... principalmente de cabeça;
Aurea Terezinha Souza de Paula - 18/12/2018 07:57
Achei muito interessante está dica vou fazer desta maneira, quando despertar vou levantar..
RICARDO MOREIRA MARTINS - 17/12/2018 15:42
não acredito nesta pesquisa, acho sensacionalista e pode ter outras finalidades no coletivo dos trabalhadores.Uso smartphone como despertador na função soneca ha mais de 15 anos e me sinto melhor com esta possibilidade.Nosotros ja usavamos desta função nos equipamentos antigos e nos radio-relogios da década de 70, portanto não creio que eventuais resultados de laboratorios de sono se reproduzam com significancia estatistica na população geral desde os anos 70, senão os centros de pesquisa ja tinha dado o alerta no seculo passado.
Celia Mariana Barbosa de Souza - 17/12/2018 09:57
Muito boa esta informação sobre o sono e função soneca do celular
Myriam - 14/12/2018 19:54
Gostei do artigo
Antonio Jairo - 14/12/2018 17:26
Meu pai dizia e concordo plenamente que: quem negocia 15 minutos de sono com o despertador, é qualquer coisa, menos um homem; brincadeiras a parte, concordo que aumenta em muito o nível de irritabilidade.
Nelci Rech de Avila - 14/12/2018 15:05
eu nao sabia
Sidamaiá Scheffer Rocha - 14/12/2018 11:19
Ótimas as instruções só assim ficamos sabendo os danos causados pelos smartphone, entre outros que sabemos, agora e tomar ciência e seguir as instruções, inclusive vou reoassa-las. Aguardo novas dicas que sempre serão bem vindas. Obrigada mais uma vez e que Deus conceda muitas bênçãos e desde já já os felicito pelo natal . Natal e a confraternização entre os homens, que sejamos mais humanos e deixamos de lado comercial, que seja mais amor ao próximo. E que 2019 seja o ano de renovação ao nosso país e no universo. Abraços com carinho Sidamaiá
Gilmara - 14/12/2018 10:54
Consultei hoje e comentei com o médico da minha dificuldade para dormir uma noite toda, e uso sempre a função soneca pela necessidade de dormir mais, e de fato acho que causa cansaço, irritabilidade, mas na hora é bom.
Carla - 07/12/2018 15:24
muito interessante essa informação. vou experimentar

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores

15 anos SOS Unimed. Contrate agora!