Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 31/05/2019 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Vantagens da vida sem tabaco.

Três pessoas sorrindo em um lugar ao ar livre. Na parte superior está escrito “31 de maio Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco.

O tabaco tem origem em uma planta chamada Nicotiana Tabacum, uma substância estimulante. Pode ser encontrado sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo e tabaco de mascar. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de fumantes vem caindo nos últimos 25 anos no Brasil. Porém, a nível mundial, cerca de um terço da população com 15 anos ou mais fuma. Estima-se, ainda, que 40% das crianças estão, de forma passiva, expostas ao fumo do tabaco de uma forma regular.​

Existem diferentes doenças associadas ao consumo de tabaco, como:

  • 97% do cancro na laringe;

  • 90% das mortes por cancro do pulmão;

  • 85% das mortes por bronquite e enfisema;

  • 30% das mortes por cancro;

  • 50% dos casos de cancro de pele;

  • 25% das mortes por doença cardíaca;

  • 25% das mortes por derrame cerebral.​​
    ​​

Os números assustam e a ciência comprova: fumar faz mal à saúde. Quem não fuma vive melhor! Quem para de fumar pode notar vantagens imediatas. Confira algumas:

Após 20 minutos: A pressão sanguínea e as batidas cardíacas voltam ao normal.


​Após 8 horas: A quantidade de monóxido de carbono no sangue diminui quase pela metade, normalizando a oxigenação das células.


1 dia depois: O monóxido de carbono é eliminado do corpo e os pulmões também começam a eliminar o muco e os resíduos da fumaça.


2 dias depois: Não há mais nicotina no organismo. Com isso, o gosto e o olfato começam a melhorar. A transpiração deixa de cheirar a tabaco.


3 dias depois: Os brônquios começam a relaxar e a respiração melhora.


De 2 a 12 semanas depois: A circulação venosa melhora.


De 3 a 9 meses depois: Os problemas respiratórios e as tossem acalmam, a voz se torna mais clara e a capacidade respiratória aumenta em 10%.


Se você é fumante ou tem contato com alguém que fuma, pode contar com a gente. O Espaço Viver Bem da Unimed Porto Alegre está preparado para receber aqueles que querem largar o vício.

Informações unimedpoa.com.br/blogviverbem.​​​


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores