O açaí, além de ser uma saborosa iguaria brasileira, também contém muitos nutrientes como vitaminas A, E, D, K, B1, B2 e C, minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro, além de aminoácidos antioxidantes e óleos essenciais. A fruta pode ser consumida como creme, suco, sorvete, polpa, ou até na tigela com outras frutas.
Também atua como fibra, sendo ótima para o intestino, possui polifenois que agem diretamente nos vasos sanguíneos reduzindo os radicais livres, que são aqueles responsáveis pelo envelhecimento da pele. É uma ótima fonte de ácidos graxos, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para melhora no perfil do colesterol.
Se for consumido junto de uma alimentação balanceada, o açaí pode auxiliar no emagrecimento. Deve-se tomar cuidado com a versão de polpa, pois para ser comercializado é adicionado xarope de guaraná e banana, mas se for consumido com moderação não causará maiores problemas. O açaí aumenta a saciedade, então de uma forma geral é um ótimo aliado para você adicionar à sua alimentação.
O açaí também pode ser ótimo para quem pratica atividades físicas, já que fornece uma grande quantidade de energia, otimizando o rendimento muscular e saúde óssea. A fruta, ainda, auxilia na recuperação muscular, reposição de energia, ganho de massa magra e aumento da saciedade. Seu consumo deve ser moderado, de 100 a 200 gramas, dependendo do seu objetivo. Pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino, já que antes contribui para o aumento de energia e depois auxilia na reposição rápida da glicose perdida durante a atividade física.
Gostou de conhecer mais sobre o açaí? Inclua-o já na sua alimentação!