Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 16/12/2019 - Gerenciamento em Saúde; Saúde da Criança; Saúde do Adulto

 Verão: cuidado redobrado com a pele

Imagem de bonecos tomando sol na beira da praia. Abaixo está a frase "Cuidados com a pele no verão".

​O verão inicia oficialmente em 22 de dezembro. Com o calor intenso e os dias mais longos, as pessoas procuram estar ao ar livre. Caminhadas, idas à praia e tardes na piscina são atividades rotineiras no verão brasileiro. O aumento de radiação solar exige cuidados específicos com a pele (rosto e corpo). Fique atento e proteja-se contra queimaduras, câncer de pele e diversos outros problemas. Siga nossas dicas:

  • Opte por roupas de algodão quando for sair para a rua. Esse tecido bloqueia a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. 

  • Se você gosta de usar acessórios, chegou a hora de abusar deles! Além de deixarem o visual mais estiloso, chapéus e óculos são quase obrigatórios no verão. Com o chapéu, você protegerá o rosto e o pescoço. Existem, inclusive, opções com FPS (Fator de Proteção Solar) em sua própria composição. Os óculos previnem catarata e outras lesões nos olhos.

  • Evite a exposição solar entre os horários 9h-15h. 

  • Use filtro solar com FPS 30 ou superior diariamente, não apenas quando estiver na praia, piscina, pesca, etc.  O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Reaplique a cada duas horas e/ou se houver transpiração excessiva e contato com água.

  • Proteja sempre suas cicatrizes! A proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do uso de filtro solar.

  • Seus cabelos também merecem atenção. O uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia. 


Pele negra

Pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida. No entanto, também devem fazer uso da fotoproteção. 


Crianças

É preciso incentivar o hábito de usar protetor solar diariamente desde criança. Em bebês, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. 


Hábitos alimentares

A alimentação influencia muito na aparência, textura e até envelhecimento da pele. Por isso, busque sempre uma rotina balanceada. As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada. Para evitar a desidratação, aumente a ingestão de líquidos. Outro fator importante é aplicar hidratante no rosto todos os dias. Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. 

​​


FONTE - SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores