Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 16/04/2018 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Doença Pneumocócica

Doença Pneumocócica

A doença pneumocócica é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida como pneumococo. Normalmente, está presente na mucosa nasal e na garganta. Quando os indivíduos ficam fragilizados, causam doenças leves, como otite e sinusite, até doenças graves como pneumonia, meningite e infecção generalizada.

A transmissão do pneumococo se dá através de gotículas de saliva e tem maior prevalência no inverno e no início da primavera. Os indivíduos que possuem maior risco de doença pneumocócica grave são aqueles com menos de 2 anos ou mais de 65 anos de idade.

A vacinação é uma das melhores formas de reduzir a infecção pneumocócica na população. É importante lembrar também que a vacina não protege apenas contra a pneumonia, mas também contra meningite, sepse e otite.

VACINA CONTRA DOENÇA PNEUMOCÓCICA

Vacina pneumocócica 13 valente conjugada – Protege contra 13 sorotipos do pneumococo, mais frequentes e de maior gravidade no Brasil, proporcionando uma imunidade contra 93% dos tipos de pneumococos.

 É uma vacina indicada na prevenção de pneumonias e otite média aguda causadas pelo Streptococcus pneumoniae em lactentes e crianças, e pneumonias causadas pelo mesmo germe nos adolescentes, adultos e idosos.

 

Por que ser vacinado com a vacina antipneumocócica?

A vacina reduz o risco de infecções graves causadas pelo Streptococcus pneumoniae ("pneumococo").  Esta bactéria é a causa mais comum de infecções respiratórias (otite, sinusite, pneumonia), e também pode ocasionar infecções generalizadas (meningite, sepse).

 

Quais as infecções evitadas pela vacina antipneumocócica?

A vacina protege contra as formas mais graves de doença (pneumonia, meningite e sepse). Além disso, diminui a transmissão do S. pneumoniae de uma pessoa para outra.

 

Quem deve ser vacinado?

Crianças, adolescentes, adultos, idosos, incluindo grupos especiais, como pessoas vivendo com HIV e também transplantados.

 

Em que situações a vacina antipneumocócica não deve ser aplicada?

A vacina está contraindicada sempre que houver história de reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina ou aos seus componentes. Não é recomendada para gestantes tendo em vista que a segurança da administração da vacina Pneumo 13 V não foi avaliada conforme bula.


A vacina pode dar reações?

Pode, mas geralmente de pequena gravidade. As mais comuns são dor, vermelhidão e edema no local de aplicação da vacina e nas primeiras 72 horas após aplicação. A febre é incomum e reações alérgicas graves (anafilaxia) são muito raras.

A vacinação antipneumocócica pode ser realizada junto a outras vacinas?

Sim. A vacina antipneumocócica pode ser aplicada no mesmo momento em que é aplicada a vacina contra a gripe, desde que a injeção seja feita em locais diferentes do corpo.


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores