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 26/06/2020 - Saúde do Adulto; Alimentação

 Efeitos do café no organismo

O café é muito adorado e conhecido por ser ótimo para despertar e também por seu cheiro e gosto agradáveis. Mas, existem outros efeitos comprovados, tanto positivos como negativos. Um dos pontos negativos é o de que ele vicia, por exemplo. A adenosina é uma substância responsável por fazer o ser humano sentir sono, e o café faz com que a mente se confunda em relação a ela.

Alguns dos benefícios e malefícios são:

  • Café não deixa mais alerta:

O que acontece é que se tornamos o consumo de café um hábito, o organismo fica mais tolerante ao efeito estimulante da cafeína e, com isso, acabamos tomando cada vez mais xícaras por dia. Os efeitos diferentes que sentimos, então acontecem por causa da abstinência.

  • Causa alucinações:

A Universidade de Durham, no Reino Unido, fez uma pesquisa sobre café em que os participantes começaram a ouvir vozes depois de ingerir sete xícaras do líquido em um só dia. A explicação para essas alucinações  seria a de que a cafeína aumenta os níveis de cortisol, hormônio do estresse.

  • Melhora a memória:

Foi comprovado de que o café ajuda a melhorar a memória, em casos como lembrar listas de compras ou outras informações diretas. Mas atenção, só funciona para quem não está acostumado a tomar tanto café.

  • Faz bem para o coração: 

Uma pesquisa norte-americana feita em 2010 descobriu que quem bebe quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 18% menor de chance de ter problemas cardíacos.

  • Ajuda na atividade física:

É um dos maiores estimulantes para exercícios físicos e é uma ótima aliada para melhorar o desempenho nos esportes. 

  • Pode  causar dor de estômago:

Principalmente se for ingerido em jejum, o consumo exagerado pode dar dor de estômago e azia.

  • Continua no corpo por um longo de espaço de tempo:

Tente não consumir a cafeína perto da noite, pois o cafezinho que você tomou às 18h da tarde pode continuar no corpo até meia-noite e afetar seu sono. O efeito pode durar até cinco ou seis horas.

  • Evite aquele cafezinho após o almoço:

A cafeína pode atrapalhar nossa absorção de ferro. Dê um intervalo para consumir. Lembrando que existem outros produtos ricos em cafeína: chá verde, chá mate, chá preto, chá branco, chimarrão, refrigerantes escuros, chocolate. 

Agora que você conhece alguns efeitos da cafeína no organismo, não deixe de consumir seu cafezinho, mas com moderação para que não se torne um vício!

 


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