Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Conteúdo

 22/09/2017 - Saúde Mental; Saúde do Adulto

 Fronteiras do Pensamento - Thomas Piketty

​Economista francês, Piketty é reconhecido mundialmente por suas pesquisas sobre economia da desigualdade e redistribuição da renda. O assunto foi tema de sua tese de doutorado, defendida na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais da França e na London School of Economics, e agraciada com o prêmio da Associação Francesa de Economia.

Em 2013, tornou-se uma celebridade mundial após lançar o livro O capital no século XXIbest-seller que vendeu milhões de exemplares. Partindo de uma fórmula simples, constatou que não há como escapar do aumento da desigualdade, visto que a renda sobre o capital avança em ritmo mais acelerado do que o crescimento econômico. Ganhou a simpatia de vencedores do Prêmio Nobel como Joseph Stiglitz e Paul Krugman, mas também acompanhou a consistência dos dados do livro ser contestada na internet e em análises da imprensa. Em 2014, publicou A economia da desigualdade.

Ajudou a criar, em 2006, e tornou-se o primeiro diretor da Escola de Economia de Paris. Meses depois, deixou o cargo para atuar na campanha presidencial do Partido Socialista na França. Atualmente, integra o Instituto Internacional de Desigualdades (III), criado em 2015 pela London School of Economics. Em 2013, recebeu o Prêmio Yrjö Jahnsson, que destaca economistas com contribuição significativa à pesquisa econômica na Europa. E foi escolhido para receber a Legião de Honra do governo francês em 2015, mas recusou em tom de protesto.

Thomas Piketty defende que cidadãos e governos são responsáveis por suas decisões e pelas consequências de suas políticas. Lançado no Brasil em 2017, seu livro mais recente, Às urnas, cidadãos, faz um balanço dos mandatos de Nicolas Sarkozy e François Hollande na França, propondo a revisão de políticas e da aplicação de alíquotas, que privilegiam as grandes empresas e os mais ricos.

O economista estará presente na conferência especial da Temporada 2017 do Fronteiras do Pensamento Porto Alegre. O evento acontecerá dia 28 de setembro – quinta-feira- às 19h45min no Auditório Araújo Vianna. Participe!


A Unimed Porto Alegre é patrocinadora oficial do Fronteiras do Pensamento e pode te levar para a assistir à palestr! Para participar, basta responder nos comentários por que você quer ganhar dois ingressos. A resposta mais criativa ganha um par de ingressos!


O resultado será divulgado na quarta-feira (27/09) às 14h.

Não perca essa chance!

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores