Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Conteúdo

 04/12/2017 - Saúde do Adolescente; Saúde do Adulto

 HIV

O que é o HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, o HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. E lembre-se: ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids.

Há muitas pessoas portadoras do vírus, sem apresentar qualquer sintoma, e que por não saberem que são portadoras podem estar transmitindo o vírus através de práticas não seguras, como em relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, ou ainda podem transmitir ao filho durante a gravidez ou amamentação.

Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Como se pega HIV?

  • Sexo vaginal sem camisinha;

  • Sexo anal sem camisinha;

  • Sexo oral sem camisinha;

  • Uso de seringa por mais de uma pessoa;

  • Transfusão de sangue contaminado;

  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;

  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Por que todas as gestantes devem fazer o teste de HIV durante a gestação?

Porque as mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Por que eu devo fazer o teste de HIV, mesmo que eu não tenha nenhum sintoma?

Um grande desafio para o adequado controle da doença é a identificação das pessoas contaminadas. Como a doença fica silenciosa por muitos anos, as pessoas precisam fazer o teste periodicamente mesmo sem sintoma algum. Sabendo da sua situação sorológica, a pessoa passa a ser acompanhada e tratada, evitando as complicações e evitando o contágio de outras pessoas. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida, além de evitar a contaminação de outras pessoas. Fale com seu médico e peça para fazer o teste.

O que fazer se você passou por uma situação de risco?

Se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste anti-HIV. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Além da testagem, nestes centros você recebe aconselhamento sobre a possibilidade de fazer a PEP (profilaxia pós-exposição), recomendada nos casos de violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional, que consiste num tratamento de 28 dias a ser iniciado até 72 horas após a exposição, com o objetivo de conter uma eventual contaminação pelo vírus.


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores