Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Conteúdo

 13/09/2017 - Saúde do Adolescente; Saúde da Criança; Saúde do Adulto

 Tire suas dúvidas sobre #Meningite

O que é Meningite?

É uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causadas por vários agentes como vírus, bactérias e fungos. A principal bactéria causadora desta doença é a Neisseria meningitidis, ou meningococo. Os sorogrupos A,B,C,X,Y e W135 são os causadores de 95% das infecções invasivas no homem.

Forma de transmissão:

O homem é o único hospedeiro natural e obrigatório da Neisseria meningitidis. A transmissão do meningococo ocorre de pessoa a pessoa mediante contato direto com secreções respiratórias, isto é, gotículas de saliva ou secreção nasal. A propagação da doença é facilitada pelo contato estreito e prolongado (beijos, espirro, tosse, copos e talheres compartilhados, ambientes fechados) com uma pessoa colonizada pelo meningococo. 

Sintomas:

A doença é mais comum na infância e os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, rigidez na nuca e até mesmo convulsão.

Como tratar:

O paciente infectado necessita iniciar o tratamento o mais precoce possível e manter isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar os medicamentos, no caso de meningite bacteriana.

Prevenção:

Devem ser adotas medidas de higiene e desinfecção de todo material contaminado por um paciente já infectado e o mesmo deve permanecer em isolamento durante as primeiras 24 horas após iniciar medicamentos.

Vacinas:

Na Clínica de Vacinas da Unimed Porto Alegre existem dois tipos de vacinas:

Meningo B
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro de quatro doses da vacina meningocócica B, aos 3, 5 e 7 meses de vida e entre 12 e 15 meses.

Para adolescentes não vacinados antes, a SBP e a SBIm recomendam duas doses com intervalo de um mês.

Para adultos com até 50 anos, em situações que justifiquem: duas doses com intervalo de um mês.

Para crianças mais velhas que não foram vacinadas, o esquema de doses varia conforme a faixa etária.

Meningo ACWY
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças, adolescentes e adultos. Na impossibilidade de usar a vacina ACWY, deve-se utilizar a vacina meningocócica C conjugada.

Para crianças, a vacinação deve iniciar aos 3 meses de idade, com três doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY), são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos.
Para adultos, em situações que justifiquem: dose única.

Onde encontrar?

Você pode encontrar a vacina nas nossas clínicas de vacinação Unimed: em Porto Alegre no Shopping Total, que fica na Av. Cristóvão Colombo, 545 – conj. 3015 – Floresta, ou em Canoas, no Conjunto Comercial de Canoas, na Av. Getúlio Vargas, 5.600 – BR-116 – Centro.

Para mais informações, ligue: 0800-510-46-46.

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores