Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Conteúdo

 01/09/2016 - Saúde da Criança

 Quando levar seu filho ao pediatra?

Mesmo em idade escolar, visitas periódicas ao pediatra são recomendadas.

Com que frequência você costuma levar seu filho ao pediatra? Geralmente, após o primeiro ano de vida do bebê, as consultas se tornam mais espaçadas e, muitas vezes, ocorrem apenas quando o pequeno apresenta alguma complicação. Porém, consultas de rotina são essenciais até os 18 anos de idade para prevenção de doenças e promoção da saúde integral – o pediatra atua como um educador em saúde. Ele é a pessoa indicada para avaliar e fornecer informações sobre nutrição adequada, imunização, avaliação do crescimento e tantos outros temas ligados ao dia a dia.

Escolher um pediatra que acompanhe a criança desde o nascimento é uma das formas de estabelecer um vínculo intenso e de confiança, tanto para os pais quanto para o filho. Com o passar do tempo, a relação de proximidade passa a ser um facilitador nas consultas, pois a criança tende a participar de modo cada vez mais espontâneo e ativo, expondo suas queixas e suas necessidades.

DICA: Lembre-se de levar a carteira de vacinação em todas as consultas.

pediatra.jpg

Fonte: Filhos – de 2 a 10 anos de idade – Sociedade Brasileira de Pediatria (2011) / Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil – Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores