Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 23/07/2020 - Institucional

 Iniciativas da Unimed Porto Alegre possibilitam assistência à saúde da comunidade

 Cooperativa oferece exames, medicamentos e planos de saúde para instituições de forma gratuita e voluntária

​​​

A Unimed Porto Alegre traz em sua essência o cuidar das pessoas. Para reforçar o seu propósito e o papel na sociedade, a cooperativa promove uma série de ações para auxiliar a comunidade. Entre elas está a realização de exames, planos de saúde e medicamentos para instituições médicas e aquelas que atendem pessoas com necessidades especiais. “Assumimos o compromisso de atuar de forma ética e transparente em nossas relações, buscando o fortalecimento da cooperativa e de suas partes interessadas de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar da sociedade", afirma o gerente executivo Relações Institucionais, Gerson Silva.

Uma das ações é a realização de ressonância magnética fetal em pacientes do SUS no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e à Casa do Menino Jesus de Praga. Desde 2017 a iniciativa beneficia mulheres atendidas pelo HMIPV, referência em atendimento de gestantes de alto risco. Em 2019 foram mais de 50 grávidas favorecidas. Para o médico ginecologista e radiologista, Jorge Telles, que trabalha há 15 anos no setor de Medicina Fetal do HMIPV, a partir dos exames oferecidos pela cooperativa é possível diagnósticos mais efetivos e uma condução melhor de cada caso. “Posso afirmar que os bebês das pacientes encaminhadas apresentam graves quadros malformativos, muitas vezes sindrômicos, onde o exame de ressonância magnética acrescenta sobremaneira na investigação, frequentemente esclarecendo o prognóstico da gestação, o que é fundamental na condução do caso e aconselhamento da família. Sem essa parceria com a Unimed Porto Alegre, nosso diagnóstico pré-natal ficaria incompleto", afirma.

Já na Casa Menino Jesus de Praga (CMJP), os profissionais da área assistencial coletam e analisam diferentes tipos de exames laboratoriais, otimizando os diagnósticos de patologias que possam comprometer a saúde dos acolhidos. A iniciativa contribui significativamente para a redução dos casos de internação pois, a partir de um diagnóstico rápido, são possíveis avaliar as formas mais assertivas de tratamento. De acordo com a Gerente de Atendimento da CMJP, Márcia Rossana Dhein Machado, a ação da Unimed Porto Alegre viabiliza um processo melhor de diagnóstico clínico/neurológico, garantindo uma qualidade de atendimento aos acolhidos. “Sabemos que a coleta laboratorial é parte integrante da tomada de decisão das nossas médicas, mas quando temos uma equipe de profissionais capacitados, envolvidos desde a chegada até a conclusão da coleta, a garantia do resultado e tranquilidade deste fluxo é valioso para nossa instituição", ressalta. No primeiro semestre de 2020 foram realizados 424 exames, o que oportunizou uma economia de mais de R$ 10 mil, sendo possível direcionar o recurso financeiro à outras demandas da casa.

As doações de planos de saúde e medicamentos também fazem parte das iniciativas da Unimed Porto Alegre. Nove instituições são favorecidas com assistência médica gratuita da cooperativa, beneficiando mais de 650 pessoas. Atualmente, as instituições que recebem o planos de saúde são as Aldeias Infantis S.O.S Brasil e as APAE's de Cerro Grande Do Sul, Eldorado Do Sul, Guaíba, Sertão Santana, Tapes e  Barra Do Ribeiro. Em relação aos medicamentos, a doação é feita com frequência e em 2019 mais de 1.000 itens foram direcionados à Fundação São João, instituição que presta atendimento social e de saúde a pessoas menos favorecidas.​


Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>