Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 26/04/2018 - Institucional

 6 mitos e verdades sobre a gripe

 Vitamina C não previne, bem como a vacina não causa a gripe

Apesar da estação mais fria do ano ainda estar um pouco distante, os termômetros mostram temperaturas mais amenas, e os sintomas de resfriados e gripes já começam a aparecer. Porém, é possível adotar algumas medidas para prevenir ou aliviar os sintomas. É importante ficar atento aos mitos e verdades, que muitas vezes confundem as pessoas.

Um dos mitos mais comuns nos últimos anos é em torno da vacina da gripe. A partir de informações repassadas erroneamente, as pessoas creem que a vacina da gripe pode causar a doença. De acordo com coordenadora das Clínicas de Vacinas da Unimed Porto Alegre, a médica Fernanda Longhi, a vacina é confeccionada com o vírus inativado, portanto, incapaz de causar doença nas pessoas que a recebem. "O que acontece, muitas vezes, é a pessoa já estar com o vírus da gripe quando recebe a vacina. Assim, a vacina não tem tempo de fazer efeito no corpo", explica.
Além disso, as vacinas auxiliam o sistema imunológico na formação de anticorpos contra o vírus.

Para esclarecer as informações sobre o vírus da gripe, a Unimed Porto Alegre preparou uma lista para desvendar mitos e verdades:

Gripe e resfriado são a mesma coisa

Embora tenham alguns sintomas semelhantes, como nariz entupido, secreções e espirros, elas apresentam muitas diferenças. Os resfriados são causados por mais de 200 tipos diferentes de vírus. Já a gripe é provocada unicamente pelo vírus Influenza, que está em constante mutação. Os sintomas também são distintos. Enquanto o resfriado apresenta os sintomas acima, a gripe apresenta febre e não possibilita ao indivíduo sair da cama.

O frio causa ambiente favorável para a gripe?

Sim. Com o frio, há tendência de maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, que viabiliza a proliferação do vírus da gripe.

Tomar banho e ir para o frio faz pegar gripe?

Não. Abrir a geladeira após tomar banho, entrar em um ambiente frio, andar descalço ou tomar sorvete não causam gripe. Os causadores da gripe são sempre vírus.

Álcool em gel elimina o vírus?

Sim. O vírus da gripe pode estar presente em qualquer lugar. Ao chegar da rua, procure sempre higienizar as mãos com água e sabão, ou usar o álcool em gel.

Vitamina C previne a gripe?

Não. Até hoje não existe estudo científico que comprove a eficácia da vitamina C no combate à gripe. A melhor maneira de se proteger é a vacinação.

A vacina da gripe é recomendada para gestantes?

A vacinação em gestantes é muito importante, pois se trata de um grupo de risco.

No entanto, a recomendação é a vacina Influenza Trivalente.

Vacinação

Fernanda Longhi ressalta ainda a campanha lançada pela Unimed Porto Alegre. Com o slogan "Tire a gripe do seu caminho", ela objetiva conscientizar o público sobre a importância da prevenção e da imunização. A cooperativa médica comercializa as doses para clientes e público em geral. Clientes Unimed têm descontos especiais.

Clínicas de Vacinas da Unimed Porto Alegre:
- Porto Alegre: Shopping Total – Avenida Cristóvão Colombo, 545 – conjunto 3015 – Floresta. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 20h;
- Canoas: Conjunto Comercial de Canoas – Av. Getúlio Vargas, 5600 – BR-116. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 19h.

Aos sábados: somente no mês de abril, das 8h às 13h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.510.4646.


Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100