Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 26/04/2018 - Institucional

 6 mitos e verdades sobre a gripe

 Vitamina C não previne, bem como a vacina não causa a gripe

Apesar da estação mais fria do ano ainda estar um pouco distante, os termômetros mostram temperaturas mais amenas, e os sintomas de resfriados e gripes já começam a aparecer. Porém, é possível adotar algumas medidas para prevenir ou aliviar os sintomas. É importante ficar atento aos mitos e verdades, que muitas vezes confundem as pessoas.

Um dos mitos mais comuns nos últimos anos é em torno da vacina da gripe. A partir de informações repassadas erroneamente, as pessoas creem que a vacina da gripe pode causar a doença. De acordo com coordenadora das Clínicas de Vacinas da Unimed Porto Alegre, a médica Fernanda Longhi, a vacina é confeccionada com o vírus inativado, portanto, incapaz de causar doença nas pessoas que a recebem. "O que acontece, muitas vezes, é a pessoa já estar com o vírus da gripe quando recebe a vacina. Assim, a vacina não tem tempo de fazer efeito no corpo", explica.
Além disso, as vacinas auxiliam o sistema imunológico na formação de anticorpos contra o vírus.

Para esclarecer as informações sobre o vírus da gripe, a Unimed Porto Alegre preparou uma lista para desvendar mitos e verdades:

Gripe e resfriado são a mesma coisa

Embora tenham alguns sintomas semelhantes, como nariz entupido, secreções e espirros, elas apresentam muitas diferenças. Os resfriados são causados por mais de 200 tipos diferentes de vírus. Já a gripe é provocada unicamente pelo vírus Influenza, que está em constante mutação. Os sintomas também são distintos. Enquanto o resfriado apresenta os sintomas acima, a gripe apresenta febre e não possibilita ao indivíduo sair da cama.

O frio causa ambiente favorável para a gripe?

Sim. Com o frio, há tendência de maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, que viabiliza a proliferação do vírus da gripe.

Tomar banho e ir para o frio faz pegar gripe?

Não. Abrir a geladeira após tomar banho, entrar em um ambiente frio, andar descalço ou tomar sorvete não causam gripe. Os causadores da gripe são sempre vírus.

Álcool em gel elimina o vírus?

Sim. O vírus da gripe pode estar presente em qualquer lugar. Ao chegar da rua, procure sempre higienizar as mãos com água e sabão, ou usar o álcool em gel.

Vitamina C previne a gripe?

Não. Até hoje não existe estudo científico que comprove a eficácia da vitamina C no combate à gripe. A melhor maneira de se proteger é a vacinação.

A vacina da gripe é recomendada para gestantes?

A vacinação em gestantes é muito importante, pois se trata de um grupo de risco.

No entanto, a recomendação é a vacina Influenza Trivalente.

Vacinação

Fernanda Longhi ressalta ainda a campanha lançada pela Unimed Porto Alegre. Com o slogan "Tire a gripe do seu caminho", ela objetiva conscientizar o público sobre a importância da prevenção e da imunização. A cooperativa médica comercializa as doses para clientes e público em geral. Clientes Unimed têm descontos especiais.

Clínicas de Vacinas da Unimed Porto Alegre:
- Porto Alegre: Shopping Total – Avenida Cristóvão Colombo, 545 – conjunto 3015 – Floresta. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 20h;
- Canoas: Conjunto Comercial de Canoas – Av. Getúlio Vargas, 5600 – BR-116. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 19h.

Aos sábados: somente no mês de abril, das 8h às 13h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.510.4646.


Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>