Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 23/11/2017 - Institucional

 AIDS: a prevenção ainda é o melhor remédio

 Preservativos serão distribuídos nas unidades da Unimed Porto Alegre

Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, a Unimed Porto Alegre distribuirá preservativos para os clientes em seis unidades próprias de atendimento. "Mesmo com todo o desenvolvimento no tratamento e controle da AIDS, a prevenção ainda é o melhor remédio. O método mais eficaz para isso é o uso da camisinha em todas as relações sexuais, inclusive com parceiro fixo", afirma a médica e coordenadora do Programa Viver Bem da Unimed Porto Alegre, Sílvia de Souza Kretzer.

A médica enfatiza que a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é um conjunto de sintomas que indica ineficiência da capacidade de defesa do organismo contra doenças. Atinge homens, mulheres e crianças. "O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de detecção de casos de aids no Brasil e Porto Alegre apresenta uma taxa de 74 casos de aids por 100 mil habitantes, valor correspondente ao dobro da taxa do Rio Grande do Sul e quase 4 vezes maior do que a taxa do Brasil. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações".

Para a médica, o autocuidado é fundamental na busca por maior saúde e qualidade de vida. "É um exercício diário de definição de prioridades e de conscientização corporal e emocional, reconhecendo nossas qualidades e modificando hábitos que não nos fazem bem. Por mais difícil que possa ser mudar um hábito, quando o fazemos para o nosso próprio benefício nos sentimos fortalecidos e aumentamos nossa autoestima". E reforça que a prevenção é essencial:

- Use camisinha em todo e qualquer tipo de relação sexual.

- Use seringas e agulhas descartáveis ou devidamente esterilizadas.

- Exija sangue analisado por exames de laboratório, nas transfusões.

- Esterilize ferramentas médicas, odontológicas e de tatuagem.

- Realize a devida higiene de aparelhos de manicure, acupuntura, etc.

- Trate adequadamente doenças sexualmente transmissíveis, ferimentos ou infecções.

- Faça teste pré-natal: toda mulher grávida deve ser orientada para fazer o teste de AIDS durante os exames pré-natais, pois a detecção precoce do vírus possibilita a tomada de inúmeros cuidados que vão proteger e reduzir muito a chance daquele bebê ser contaminado durante a gestação, o parto e o aleitamento.

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100