Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 12/08/2020 - Viver Bem

 Aleitamento materno não deve ser interrompido durante a pandemia

 Segundo a OMS, até agora, o vírus do Covid-19 não foi encontrado no leite materno. Especialistas da Unimed Porto Alegre alertam sobre a importância do ato, principalmente, no cenário atual.

​​Os benefícios da amamentação já são conhecidos e disseminados. Porém, com a pandemia, muitas mães ficaram com dúvidas e receios sobre amamentar e os riscos do ato em relação a transmissão do Covid-19. “O leite materno contém inúmeros benefícios e é uma das principais maneiras de aumentar a imunidade do recém-nascido, que conta com um sistema de defesa ainda incompleto. Em meio a pandemia, isso se torna ainda mais importante e necessário", reforça a médica coordenadora do Viver Bem, da Unimed Porto Alegre, Sílvia Kretzer. O aleitamento materno é tão importante para o bebê que deve ser em livre demanda, permitindo ao bebê mamar sempre que quiser.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já enfatizou que os benefícios da amamentação são maiores do que os riscos de transmissão de mãe para filho do Covid-19. De acordo com enfermeira e integrante da equipe do Viver Bem, Dione Patricia Braga, as medidas de higiene são fundamentais para a proteção do lactente. “É recomendado lavar as mãos ou utilizar álcool em gel 70% antes de tocar o bebê. Para mamães contaminadas e uso de máscara facial é indicado", alerta Dione. A enfermeira reforça ainda que os benefícios da amamentação vão além da alimentação, incluindo o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. “É importante que os bebês mantenham suas consultas de revisão com pediatra, para que os pais possam sanar as dúvidas referentes ao desenvolvimento e a saúde da criança na pandemia."

Viver Bem oferece atividade de aleitamento materno gratuita e aberta à comunidade

Para auxiliar em um aleitamento materno tranquilo e saudável, a Unimed Porto Alegre, por meio do Programa Saúde da Gestante e do Bebê do Viver Bem, oferece no dia 25 de agosto, a partir das 14h, oficina sobre o tema. O momento irá abordar a importância do ato, cuidados com as mamas, orientações sobre pega, posição do bebê, manejo das dificuldades.

​A atividade é gratuita e aberta à comunidade, e acontece por meio de plataforma virtual. As inscrições devem ser realizadas pelo blog (https://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem/agenda), onde é possível encontrar as demais atividades oferecidas pelo Viver Bem. Após inscrever-se, o participante receberá um e-mail com a confirmação e orientações para acesso. 

Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>