Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 06/08/2018 - Institucional

 Amamentar fortalece a saúde do bebê e o vínculo entre mãe e filho

 Unimed Porto Alegre destaca a importância do aleitamento materno na Semana Mundial da Amamentação

​A Semana Mundial da Amamentação acontece entre os dias 1º e 8 de agosto. Prática que protege e fortalece vínculos entre mães e filhos, a amamentação é de extrema importância do bebê nos primeiros meses de vida. A Organização Mundial da Saúde orienta que, até os seis meses de vida, a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno. Após, deve haver a introdução de outros alimentos, mas o aleitamento materno ainda é indicado até os dois anos de idade.

A amamentação proporciona uma série de benefícios tanto para mães, quanto para os filhos. Segundo a médica pediatra integrante do Comitê de Especialidade de Pediatria da Unimed Porto Alegre, Desirée de Freitas Valle Volkmer, o aleitamento materno auxilia no crescimento saudável do bebê. "O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Além disso, contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças", afirma a pediatra. Durante os seis primeiros meses, a criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno. "Além de oferecer um alimento completo, o aleitamento materno oportuniza uma conexão única entre mãe e filho", ressalta a médica. O leite materno ainda é uma fonte rica de nutrientes que mantém o bebê hidratado, dispensando a ingestão de outros líquidos.

Para reforçar a importância do aleitamento materno e oferecer informações às mamães, o Programa Viver Bem da Unimed Porto Alegre promove diversas atividades sobre o tema. A extração adequada do leite, o cuidado com as mamas e o momento certo para a introdução de outros alimentos são alguns dos assuntos abordados.

Para uma amamentação tranquila e saudável, a médica elencou algumas dicas:

- Cada bebê tem seu ritmo, devendo mamar até ficar satisfeito;
- Quanto mais oferecer o seio ao bebê, mais leite a mãe irá produzir;
- Não ofereça outros alimentos até os seis meses de vida do bebê se o mesmo estiver sendo amamentado;
- Após as mamadas, colocar o bebê no colo, na posição ereta (vertical), durante 15 a 20 minutos;
- Quando o bebê estiver no berço, mantenha o mesmo de barriga para cima;
- O exercício de mamar no seio também é importante para estimular a fala do bebê, psicomotricidade (sustentação da cabeça), respiração, mastigação (desenvolvimento da musculatura oral), deglutição (aperfeiçoa sucção, respiração e deglutição com movimento de língua, maxilar e mandíbula) e audição.
- É importante que a mãe se alimente adequadamente: Inclua frutas, verduras, leguminosas, cereais integrais e aumente a quantidade de líquidos ingeridos (leite, água, sucos e chás). Importante também que não consuma bebidas alcóolicas, que evite sal em excesso, refrigerantes e doces, assim como o consumo excessivo de cafeína e que nunca tome medicamentos sem orientação médica;
- Cólicas podem ocorrer nos três primeiros meses de vida, se notar que algum alimento ingerido causou desconforto no bebê, exclua da dieta e observe;
- Dietas extremamente restritivas neste período não são indicadas.

Em agosto a Unimed Porto Alegre ministra oficinas do Programa Viver Bem sobre Aleitamento Materno para clientes. Para saber mais, acesse https://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem.

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100