Seu navegador não suporta JavaScript!
Logon

 26/09/2018 - Institucional

 Anonymus Gourmet ensina a fazer um churrasco saudável

 A ação da Unimed, “Tradição Mantida, Saúde Garantida”, foi realizada durante a 41ª Expointer

​No Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro, a Unimed reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis e lança o videocase "Tradição Mantida, Saúde Garantida" (assista aqui), resultado da ação realizada durante a 41ª Expointer. Com o objetivo de mostrar que é possível comer o que se gosta sem deixar as tradições de lado, o vídeo apresenta o passo a passo para a elaboração de um espetinho saudável.

A convite da Unimed, a atividade teve apresentação de José Antônio Pinheiro Machado, o Anonymus Gourmet, da nutricionista do Programa Viver Bem Unimed Porto Alegre, Paula Corrêa, e apoio da equipe do Anonymus Gourmet, formada por Linda e Marcia Lutz.

Ao lado da equipe, que preparou espetinhos saudáveis, a nutricionista Paula Corrêa ressaltou a importância de comer bem e deu sugestões de como as pessoas podem substituir e consumir alimentos de forma benéfica, sem perder o prazer de consumir o que se gosta. A proposta faz parte da campanha da Unimed, #Mude1Hábito.

Para quem ficou com água na boca, segue a receita do espetinho saudável:

 
Espetinho Saudável

 Ingredientes

 1 pimentão verde

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

300g de cubos de frango

300g cubos de carne de gado magra

Cebolas pequeninas

1 abobrinha cortada em cubos

Mini batatas inglesas

Sal

Pimenta moída

Palitos de espetos em madeira


Modo de preparo

Corte o frango, os pimentões e a abobrinha em cubos/quadrados

As cebolinhas sem cascas e inteiras

As babatinhas com as cascas

Intercale os ingredientes no espetinho, tempere com sal e pimenta e leve para assar em uma grelha ou no forno até que os ingredientes estejam cozidos e assados


Dicas da nutricionista do Programa Viver Bem Unimed Porto Alegre, Paula Corrêa:

  • Escolha ingredientes variados, para ter equilíbrio dos grupos alimentares e deixar seu espetinho colorido e bonito. Nessa receita, é possível perceber que há uma variação bem completa de proteínas e vitaminas, devido aos ingredientes escolhidos;
  • Para deixar ainda mais gostoso, após estar pronto, regue o espetinho com um fio de azeite de oliva;
  • Não encontrou as batatinhas e cebolinhas pequenas? Sem problemas: corte as cebolas e batatas em cortes quatro partes. Você também pode trocar as batatas por inhame, batata doce ou aipim em cubos;
  • Você pode assar seu espetinho na churrasqueira, no forno ou em churrasqueiras de fogão;
  • Não esqueça da hidratação: dê preferência a água filtrada ou saborizada;
  • Quer fazer um espetinho de sobremesa? Use o abacaxi com canela, que já irá auxiliar na digestão. Espetinho de queijo coalho com melado também fica uma delícia!
  • Coma sempre com atenção e intenção, pois isso irá auxiliar para não exagerar na quantidade!

Campanha #Mude1Hábito

A ação é inspirada no movimento #Mude1Hábito, criado pela Unimed do Brasil em 2017, que incentiva as práticas mais saudáveis, respeitando o ritmo de cada um. Segundo estudo realizado pela cooperativa, de 40% a 45% do que se faz no cotidiano são hábitos, e não decisões de fato. Nas ações promovidas, a Unimed incentiva, entre outras ações, a melhora de hábitos alimentares e a reserva de mais tempo para o que se gosta. A campanha destaca o conceito de hábitos como comportamentos, geralmente inconscientes, que acontecem com regularidade. Mais informações podem ser obtidas em www.mude1habito.com.br.