Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 11/05/2018 - Institucional

 Gestão de pessoas e inovação são temas de evento da Unimed Porto Alegre

 O talk de abertura do evento tratou da importância da tecnologia nas organizações e como preparar os colaboradores para enfrentar as mudanças constantes

O talk de abertura do evento tratou da importância da tecnologia nas organizações e como preparar os colaboradores para enfrentar as mudanças constantes

Valorizar e incentivar a inovação nas organizações e nos colaboradores: com essa ideia se deu a abertura do talk sobre inovação promovido pela Unimed Porto Alegre, que contou com a participação do diretor de Provimento de Saúde da cooperativa, Salvador Gullo Neto, do CEO da Grow+, aceleradora parceira da Unimed Porto Alegre, Paulo Beck, e do empreendedor e embaixador da Singularity University em Porto Alegre, Renato Cunha. O momento fez parte da primeira edição do RH Xperience, evento que reuniu fornecedores, clientes e colaboradores em uma jornada de cocriação para construir melhorias em processos, sistemas e políticas de gestão operacional do benefício da saúde.

Gustavo Schifino, criador do PIER X, foi convidado por Júlio Wilasco, superintendente de Marketing e Vendas da Unimed Porto Alegre, para contar a história do lugar, exemplo de inovação e tecnologia no Estado. "Espero que o PIER X seja uma inspiração para vocês quando precisarem trabalhar as ideias", incentivou o empresário. Para Salvador Gullo Neto, o processo acontece com base em três pilares: comportamento, conhecimento, e como colocar em prática. "Temos que parar de pensar apenas no produto e começar a ouvir mais as pessoas que trabalham conosco." Segundo ele, a área da saúde deve criar soluções pensadas em comportamentos, e não em doenças. Já para Paulo Beck, da Grow+, o público final e suas demandas devem ser a inspiração para que a inovação se concretize. "O cliente deve estar no centro de tudo", afirmou. Renato Cunha, da Singularity University, falou do ganho brutal de eficiência com a inovação. "A pergunta que fica é: como eu ganho eficiência encontrando soluções? É preciso expandir o olhar."

A atualização e expansão dos conhecimentos foi outro tema que esteve em pauta. Segundo Cunha, estudar e manter-se atualizado é de extrema importância para que as pessoas possam se adaptar às constantes mudanças. "Quando paramos de nos atualizar, nos tornamos inúteis", lembrou. Nesse sentido, o empreendedor afirmou ainda que as empresas não devem esperar um momento de atualização do colaborador, e, sim, ser a incentivadora dessa atitude. "Os gestores são os responsáveis pelo incentivo. Tudo bem que temos o indivíduo, que precisa estar disposto e aberto a essa mudança, mas a empresa precisa criar oportunidades para que isso ocorra." Já para Gullo Neto, o ensino do empreendedorismo deve ser valorizado e trabalhado internamente.

A implantação da inovação também ganhou espaço no talk e, para Cunha, não tem como ser realizada sem alterar a cultura organizacional da empresa. "Impossível aplicar a inovação sem mexer na cultura. É difícil, pois é como querer mudar a personalidade de uma pessoa", disse. Para Paulo Beck, que trabalha com aceleração de startups, as soluções procuradas podem estar nas empresas de inovação e tecnologia. "Temos que ficar atentos. O Bem-Startup Unimed é um exemplo disso. Soluções surgem com as startups, e é preciso prestar atenção para identificar aquelas que podem trazer benefícios", ressaltou, citando o programa de aceleração da Unimed Porto Alegre. O Bem-Startup Unimed contou com mais de 128 trabalhos inscritos na primeira fase do programa. Com esse programa, a expectativa da cooperativa é investir R$ 2 milhões em dois anos para acelerar até 20 startups, que receberão uma série de benefícios ao participar do programa. O segundo ciclo já começou e recebe inscrições até dia 3 de junho.

Para finalizar, os convidados destacaram uma situação que ocorre com frequência nas empresas: a falta de apoio na aplicação da inovação por parte da gerência. "A gerência, normalmente, não vai conferir as novidades fora do país, por exemplo. Isso causa desconhecimento e medo. Desconhecimento por não saber o que pode ser a solução ou não, e medo de perder o poder ou ainda ser substituído por uma máquina", enfatizou Renato Cunha.

A jornada de cocriação ao longo do dia envolveu atividades e discussões em grupo, apontando potenciais melhorias e soluções para melhorar a experiência e satisfação do cliente, trabalhando a diretriz de inovação da cooperativa.

 


Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100