Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 22/08/2018 - Institucional

 Mais qualidade para as empresas de saúde

 Parceria entre Unimed Porto Alegre e Sebrae RS impactará 30 pequenos negócios credenciados da Capital e Região Metropolitana

​Com o objetivo de elevar o nível de maturidade gerencial das empresas prestadoras de serviços de saúde credenciadas à Unimed Porto Alegre, a cooperativa e o Sebrae RS desenvolveram o Programa QualiMais. A parceria entre as organizações pretende qualificar, até dezembro de 2019, 30 clínicas de saúde da capital gaúcha e região Metropolitana. "Os empreendedores do segmento da saúde também precisam cuidar da saúde gerencial de suas micro e pequenas empresas. Nosso objetivo é que 80% das empresas participantes implementem o processo de gestão por indicadores, além de elevar em 15% o índice médio de maturidade de gestão", explica o gestor do QualiMais no Sebrae RS, Lucas Alves.

O superintendente executivo da Unimed Porto Alegre, Glauco Chagas, reforça que a crise econômica e as mudanças tecnológicas que estão ocorrendo em todos os segmentos exigem repensar a saúde. "Se tivermos que cortar custos, por exemplo, tendo em vista as dificuldades, temos que fazer isso com dados e planejamento para não impactar na qualidade dos serviços prestados ao nosso cliente". Segundo Chagas, é justamente por isso que a parceria com o Sebrae RS foi formatada, buscando melhorias econômicas e financeiras dos cooperados, clínicas, laboratórios e consultórios que prestam serviço para a Unimed.

O programa QualiMais está em processo de adesão de empresas. "Já temos 14 credenciados que assinaram o termo de adesão e as vagas são limitadas", lembra o gestor do Sebrae RS. A Clínica Pronto Kids já garantiu sua participação. Prestes a completar 20 anos, em 2019, trata-se de um dos poucos empreendimentos com foco exclusivo em atendimento pediátrico de emergência, na Capital. Há um ano e meio, instalou-se em nova estrutura junto a um shopping e há poucos meses teve de ampliar para o dobro do espaço devido ao bem-sucedido processo de atendimentos. "O projeto da Unimed com o Sebrae RS chega para nós em ótimo momento. Precisamos de ajuda com a gestão administrativa, justamente, para não perdemos o rumo que tomamos em oferecer alta qualidade em diversos serviços", acredita Lisiane Pereira Dresch, diretora da Pronto Kids.

Uma das características do negócio é que Lisiane e o sócio, Arlenio Pereira da Costa, são médicos pediatras e fazem questão de estar à frente da gestão. "Depois de um tempo de experiência e tentativas de contratar consultores, percebemos que nosso diferencial era o conhecimento médico. Com o projeto do Sebrae RS, pretendemos aprimorar processos administrativos e o espírito empreendedor sem perder a identidade", conclui.

As principais ações previstas são: diagnóstico empresarial, programa de indicadores de desempenho, programa Lean Healthcare e coaching executivo.

Contextualização

A cadeia produtiva da saúde representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera 4,3 milhões de empregos. O Rio Grande do Sul tem o segundo maior polo hospitalar do Brasil e 37 mil micro e pequenas empresas ligadas ao segmento. "Estamos atuando com as empresas do setor desde 2016 e, embora recente, temos investido fortemente para desenvolver estas empresas", acrescenta a coordenadora estadual dos projetos de Saúde do Sebrae RS, Ana Paula Rezende.

Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>