Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 22/08/2018 - Institucional

 Mais qualidade para as empresas de saúde

 Parceria entre Unimed Porto Alegre e Sebrae RS impactará 30 pequenos negócios credenciados da Capital e Região Metropolitana

​Com o objetivo de elevar o nível de maturidade gerencial das empresas prestadoras de serviços de saúde credenciadas à Unimed Porto Alegre, a cooperativa e o Sebrae RS desenvolveram o Programa QualiMais. A parceria entre as organizações pretende qualificar, até dezembro de 2019, 30 clínicas de saúde da capital gaúcha e região Metropolitana. "Os empreendedores do segmento da saúde também precisam cuidar da saúde gerencial de suas micro e pequenas empresas. Nosso objetivo é que 80% das empresas participantes implementem o processo de gestão por indicadores, além de elevar em 15% o índice médio de maturidade de gestão", explica o gestor do QualiMais no Sebrae RS, Lucas Alves.

O superintendente executivo da Unimed Porto Alegre, Glauco Chagas, reforça que a crise econômica e as mudanças tecnológicas que estão ocorrendo em todos os segmentos exigem repensar a saúde. "Se tivermos que cortar custos, por exemplo, tendo em vista as dificuldades, temos que fazer isso com dados e planejamento para não impactar na qualidade dos serviços prestados ao nosso cliente". Segundo Chagas, é justamente por isso que a parceria com o Sebrae RS foi formatada, buscando melhorias econômicas e financeiras dos cooperados, clínicas, laboratórios e consultórios que prestam serviço para a Unimed.

O programa QualiMais está em processo de adesão de empresas. "Já temos 14 credenciados que assinaram o termo de adesão e as vagas são limitadas", lembra o gestor do Sebrae RS. A Clínica Pronto Kids já garantiu sua participação. Prestes a completar 20 anos, em 2019, trata-se de um dos poucos empreendimentos com foco exclusivo em atendimento pediátrico de emergência, na Capital. Há um ano e meio, instalou-se em nova estrutura junto a um shopping e há poucos meses teve de ampliar para o dobro do espaço devido ao bem-sucedido processo de atendimentos. "O projeto da Unimed com o Sebrae RS chega para nós em ótimo momento. Precisamos de ajuda com a gestão administrativa, justamente, para não perdemos o rumo que tomamos em oferecer alta qualidade em diversos serviços", acredita Lisiane Pereira Dresch, diretora da Pronto Kids.

Uma das características do negócio é que Lisiane e o sócio, Arlenio Pereira da Costa, são médicos pediatras e fazem questão de estar à frente da gestão. "Depois de um tempo de experiência e tentativas de contratar consultores, percebemos que nosso diferencial era o conhecimento médico. Com o projeto do Sebrae RS, pretendemos aprimorar processos administrativos e o espírito empreendedor sem perder a identidade", conclui.

As principais ações previstas são: diagnóstico empresarial, programa de indicadores de desempenho, programa Lean Healthcare e coaching executivo.

Contextualização

A cadeia produtiva da saúde representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera 4,3 milhões de empregos. O Rio Grande do Sul tem o segundo maior polo hospitalar do Brasil e 37 mil micro e pequenas empresas ligadas ao segmento. "Estamos atuando com as empresas do setor desde 2016 e, embora recente, temos investido fortemente para desenvolver estas empresas", acrescenta a coordenadora estadual dos projetos de Saúde do Sebrae RS, Ana Paula Rezende.

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100