Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 07/11/2017 - Viver Bem

 Oficinas do Programa Viver Bem da Unimed Porto Alegre oferecem auxílio para diabéticos

 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes

A prevalência do diabetes vem aumentando mundialmente devido ao envelhecimento da população e, principalmente, em razão dos maus hábitos de vida, como sedentarismo e alimentação inadequada. Com o foco sempre voltado para a prevenção, a Unimed Porto Alegre oferece oficinas gratuitas sobre tratamento e cuidados gerais para seus clientes que querem saber mais como lidar e viver melhor com o diabetes.

"Conforme dados do VIGITEL 2016, a prevalência estimada no Brasil de pessoas com diabetes é de 8,9% da população e, em Porto Alegre, é em torno de 8,5%. Entretanto, um estudo realizado recentemente na nossa capital aponta que 23,5% das pessoas com mais de 60 anos têm diabetes", afirma a endocrinologista e médica cooperada da Unimed Porto Alegre Livia Silveira Mastella.

A endocrinologista explica que as causas do diabetes podem ser a não produção de insulina pelo pâncreas ou a resistência à insulina no organismo. No diabetes tipo 1, o organismo ataca as células beta produtoras de insulina e representa de 5% a 10% de todos os portadores da doença, que, geralmente, se inicia na infância ou adolescência. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2, que tem grande relação com a obesidade e o sedentarismo. "Até o momento, o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido, pois tem forte origem genética. O tipo 2 pode ser prevenido com a adoção de hábitos saudáveis. Evitar o excesso de peso, o consumo de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo são boas medidas para isso", afirma a médica.

As oficinas

A Unimed Porto Alegre oferece auxílio para pessoas que têm diabetes, por meio das oficinas do Programa Viver Bem. Livia dá algumas dicas preventivas. "É importante salientar que o diabetes pode ser um mal silencioso. Deve-se manter vários cuidados para evitar progressão da doença e o desenvolvimento de complicações, bem como realizar acompanhamento médico rigoroso para acompanhar o uso de medicações e realização dos exames de rotina indicados. O acompanhamento nutricional também é essencial, assim como se deve estar atento à saúde dos olhos, dos dentes e a alterações ao examinar os pés", finaliza a especialista.


Receitas

No mês de novembro, o programa Gerenciamento em Saúde, oferecido pela Unimed Porto Alegre, trará uma conversa sobre diabetes e abordará as preparações culinárias sem açúcar, nutrição no diabetes, mudanças na rotina do diabético e o papel da família nesse processo, alteração de glicemia, tratamento e cuidados gerais. Gratuita e exclusiva para clientes, titulares e dependentes da Unimed Porto Alegre, a oficina ocorre na Casa Bem-Estar e busca esclarecer dúvidas e ensinar como ter uma melhor qualidade de vida. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone 0800 510 46 46 e pelo site unimedpoa.com.br/blogviverbem.

A nutricionista do Viver Bem, Paula Barbosa Corrêa, dá duas receitas que podem ser preparadas e saboreadas pelos diabéticos:

ESPUMA DE MORANGO

Ingredientes:

1 pacotinho de gelatina sem sabor

1 xícara de morangos

300 ml de água

1 pote de iogurte diet de morango

3 claras em neve

Modo de preparo:

Ferva a água, dissolva a gelatina e bata no liquidificador com os morangos. Leve à geladeira até ela ficar com a consistência de clara de ovo. Bata então no liquidificador com o iogurte por cerca de 1 minuto. Coloque em um recipiente e junte aos poucos às claras em neve, misturando com delicadeza. Despeje em 6 taças e leve novamente à geladeira.

PÃO INTEGRAL SEM AÇÚCAR

Ingredientes

1 xícara de trigo para quibe (triguilho)

1 ½ xícara (de chá) de água morna

50 g de fermento de pão biológico ou um envelope do seco

1 colher (de sopa) de leite desnatado em pó

1 colher (de sopa) de sal

2 ovos

50 g de manteiga ou óleo de coco

½ xícara (de chá) de farinha de banana verde

½ xícara (de chá) de farinha de trigo integral

3 xícaras de farinha de trigo branca

Modo de preparo:

Colocar o triguilho na água morna por meia hora. Depois, retirar a água com as mãos ou com uma peneira.

Colocar em uma vasilha o fermento, a água morna, a manteiga, o leite em pó e os ovos. Misturar bem. Acrescentar a farinha branca, misturada com o sal, aos poucos. Depois, a de trigo integral, o triguilho e a farinha de banana.

Untar duas formas de bolo inglês com azeite de oliva. Colocar a massa e deixar crescer por cerca de 30 minutos.

Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos.

Dura 3 dias em temperatura ambiente e 1 semana na geladeira. Congelado, 3 meses. Para descongelar, enrolar o pão em papel-alumínio e levar ao forno em fogo baixo.

 

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100