Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 24/01/2018 - Institucional

 Previna-se e aproveite o verão com saúde

 Com o verão chegando, os riscos da exposição ao sol aumentam. É importante estimular hábitos de fotoproteção.

​Com objetivo de estimular a prevenção, a Unimed Porto Alegre lembra a importância de adotar atitudes que ajudem a evitar o tipo de câncer mais comum no país, o câncer de pele. Assim como se engaja em todas as campanhas preventivas, a Cooperativa também abraça essa causa e compartilha dicas da médica cooperada Clarissa Prati, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia secção Rio Grande do Sul, para curtir o sol do verão de forma saudável e proveitosa. A exposição à luz do sol está associada a um maior risco de desenvolvimento de câncer de pele, especialmente quando induz queimadura solar. Dessa forma, deve-se estimular os hábitos de fotoproteção, ainda mais em época de férias. As orientações incluem:

- Utilizar fotoprotetor diariamente.

- Não se expor ao sol diretamente entre 10h e 16h.

- Usar barreiras físicas para proteger a pele e olhos, como roupas, chapéus de abas largas e óculos de lentes escuras com proteção UV.

- Em situações de exposição intencional, como na praia ou piscina, o protetor solar deve ter amplo espectro, FPS de no mínimo 30, e deve ser aplicado em todas as áreas expostas da pele entre 15 e 30 minutos antes de iniciar a atividade. A reaplicação deve ocorrer a cada 2 horas ou ainda logo após banho de imersão mais longo que 20 minutos ou após sudorese intensa.

- Para os que praticam atividades de longa duração dentro da água, como o surfe e natação ao ar livre, ou que induzam suor importante (corrida), produtos com maior aderência à pele são indicados. É sabido que as pessoas aplicam uma quantidade muito menor que a indicada no rótulo do produto, e, sendo assim, em exposições mais intensas, o FPS sugerido sempre será o mais alto possível.

- As crianças abaixo de 6 meses não deverão ser expostas diretamente ao sol, e, para as maiores, o uso de barreiras físicas como roupas e chapéus é adequado e deve ser estimulado.

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100