Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 27/02/2017 - Institucional

 Projeto da Unimed Porto Alegre que objetiva a melhoria da qualidade no tratamento de câncer é selecionado pela ANS

 A implementação está prevista para março deste ano

​A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) selecionou 42 projetos elaborados por hospitais, clínicas, laboratórios e operadoras que farão parte do OncoRede, iniciativa que visa implantar um novo modelo de organização e cuidado em oncologia que poderá ser replicado para o conjunto do setor suplementar de saúde, estimulando mudanças sustentáveis. O projeto-piloto da Unimed Porto Alegre foi um dos selecionados e objetiva implantar um assistente de cuidado na equipe multidisciplinar do Centro de Oncologia e Infusão da Cooperativa, com previsão de início em março deste ano e acompanhamento e monitoria da ANS.

Intitulado "Assistente de Cuidado (Navegador)", o projeto contempla as fases entre diagnóstico, tratamento e pós-tratamento de pacientes e visa garantir a adesão a planos diagnósticos e terapêuticos; promover a melhora da qualidade no tratamento de câncer; medir a satisfação do paciente; avaliar taxas de internação e consultas em urgências/emergências; além de monitorar taxa de sobrevida e de eventos adversos. "A comunicação entre hospitais, médicos e agentes de saúde é muito importante para o tratamento do câncer no Brasil. Acompanhar o paciente e a evolução do tratamento faz toda a diferença para o resultado final e a Unimed Porto Alegre ´abraçou´ essa iniciativa com muito empenho e dedicação", afirma o Diretor de Recursos e Serviços Próprios da Unimed Porto Alegre, Gustavo Adolpho Moreira Faulhaber.

O projeto tem como modelo o atendimento focalizado no Centro de Oncologia e Infusão, incluindo consultas médicas com oncologistas, consultas com outros profissionais de saúde e administração de medicamentos (inclusive quimioterápicos). A interface com outros serviços ou locais de atendimento, se for necessária, será acompanhada pelo Assistente de Cuidado (Navegador), por meio de monitoramento ativo do paciente na rede.

Conforme prevê o Assistente de Cuidado, os pacientes terão acompanhamento longitudinal por um período de um ano. Também será estabelecida uma equipe gestora para desenvolver o cronograma de implantação, eventuais planos de ação necessários, bem como para monitorar resultados. Serão realizados encontros periódicos com a equipe multidisciplinar para discussão da evolução terapêutica dos pacientes da amostra, garantindo que a equipe conheça os passos seguintes do processo diagnóstico ou do plano terapêutico.

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100