Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 30/07/2021 - Institucional

 Unimed Porto Alegre encerra atividades da estrutura emergencial Covid-19 na AMRIGS

 A desmobilização aconteceu devido a redução do número de casos da Covid-19 na cidade. A unidade foi criada em março de 2021 com o objetivo de apoiar os hospitais da Capital.

A Unimed Porto Alegre encerrou hoje, dia 30 de julho, as atividades da estrutura emergencial instalada em março de 2021 no estacionamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Durante cinco meses, o local recebeu o público que procurava atendimento com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e ofereceu o serviço laboratorial para o exame de detecção do novo coronavírus, o RT-PCR, por biologia molecular. Foram realizados 13.853 exames RT-PCR, 8.349 consultas e 128 remoções.

“Desde março de 2020, a Unimed Porto Alegre estruturou um forte plano de contingência, com foco em oito frentes. Desde então, diversas ações e mobilizações foram realizadas para minimizar os impactos da pandemia. No verão criamos, no litoral, a estrutura emergencial em parceria com a SABA. Este projeto possibilitou trazer estrutura semelhante para Porto Alegre e tivemos o apoio da AMRIGS", informa o vice-presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Alexei Gobbi. E complementa: “montamos uma estrutura robusta emergencial com o objetivo de dar o melhor direcionamentos aos nossos clientes e desafogar as emergências dos principais hospitais. A instalação integrou as diversas ações que a cooperativa vem realizando com relação ao enfrentamento da Covid-19 e reforça o nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas". Segundo ele, a unidade será encerrada mas, em caso de novas necessidades, poderá ser retomada.

Com funcionamento de 12h, todos os dias da semana, a base instalada na AMRIGS possibilitou direcionar clientes e público em geral, com o objetivo de evitar a superlotação dos hospitais.  Para o diretor de Recursos e Serviços Próprios da Unimed Porto Alegre, Plinio Vicente Medaglia Filho, o encerramento dos atendimentos será apenas uma desmobilização. “A Unimed Porto Alegre permanece em constante monitoramento da pandemia e, em caso de necessidade, retomaremos a estrutura, oferecendo um serviço de orientação e atendimento emergencial ao público, além de servir como apoio aos hospitais de Porto Alegre", reforça.

“As incertezas e a imprevisibilidade geradas pela Covid-19 são um desafio constante. Sem dúvida, uma das situações mais instigantes é a adequação dos recursos de saúde frente a um cenário de crise. A piora rápida da situação pandêmica em nosso Estado, vivenciada em meados de fevereiro, antevia um iminente colapso no sistema de saúde público-privado. Naquele momento, de forma diligente e responsável, a Unimed Porto Alegre tomou a iniciativa de montar uma Unidade de Atendimento no estacionamento da AMRIGS. Uma ação que possibilitou minorar a demanda de casos nas emergências dos nossos hospitais e se mostrou, ao longo dos meses, bastante resolutiva. A AMRIGS sente-se honrada com a parceria instituída e parabeniza a Unimed Porto Alegre e todos profissionais de saúde envolvidos pelos números alcançados ao longo destes cinco meses", afirma o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr..

Para atender as demandas de exames geradas na pandemia, a Unimed Porto Alegre adequou unidades e sua área técnica. No setor de Biologia Molecular, em especial, a equipe foi ampliada. Também foram adquiridos diversos equipamentos de extração de DNA e termocicladores e estendido o horário de funcionamento de forma ininterrupta 24h, sete dias por semana.

Em caso de necessidade de atendimento médico, o público pode procurar os prontos atendimentos de Canoas e Guaíba, além do pronto atendimento pediátrico do Shopping Total e rede credenciada. Já para a coleta de exame PCR, a população deve se dirigir ao posto de coleta da Unidade Carlos Gomes (Rua João Caetano, 207, de segunda a sexta, das 7h às 19h, sábado e domingo, das 7h às 13h), Unidades Zona Sul e Canoas, mediante agendamento prévio pelo 2136-4100.

Sobre a Unimed Porto Alegre

A Unimed Porto Alegre conta com mais de 675 mil beneficiários e 348 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que constitui a maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A cooperativa conta com aproximadamente 6.800 médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui unidade em Guaíba, laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia e Infusão, prontos-atendimentos, Clínicas de Vacinas, Espaços Viver Bem, Unidade de Atendimento Pediátrico e SOS Emergências Médicas.

 

​ 



Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>