Seu navegador não suporta JavaScript!
Logon

 07/06/2019 - Institucional

 Unimed Porto Alegre implementa ações de conscientização em prol do meio ambiente

 Desde 2013, a cooperativa possui atividades que reforçam o uso consciente de água e luz, bem como a reciclagem e gestão de resíduos.

Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para reforçar o compromisso e o cuidado em relação aos bens naturais, a Unimed Porto Alegre possui diversas iniciativas voltadas para o tema que vão desde gestão dos resíduos aos kits ecológicos que são distribuídos aos funcionários.

Desde 2013, a cooperativa realiza o controle de emissão de CO2. Em 2018, o total de emissões foi de 536,68 toneladas de CO2 equivalentes. A gestão de resíduos também é realizada na cooperativa, com mais de 180 mil quilos de resíduos descartados no último ano. Há ainda pontos de coleta ecológica para o descarte de pilhas, baterias, celulares, medicamentos e demais materiais, onde foram recolhidos mais de 29 mil quilos em 2018. Já o Programa de Redução de Desperdícios reforça o uso consciente de itens como água, luz, impressões, copos plásticos e folhas de papel toalha.​

O reaproveitamento é outro incentivo da Unimed Porto Alegre, que vai desde a água até os materiais utilizados entre os colaboradores. A captação da água da chuva, realizada por sistema de cisternas desde 2015, reaproveitou mais de 135 mil litros de água apenas em 2018. Mais de 110 quilos de uniformes e 42 quilos de banners também foram reaproveitados para a criação de novos materiais. Além disso, colaboradores recebem um kit ecológico que contém um copo, uma caneca e uma nécessaire feita de uniformes usados, que ajudam na redução de produção de resíduos e fomenta a geração de renda para uma cooperativa de costureiras que sobrevivem desse trabalho.