Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 28/09/2018 - Institucional

 Unimed Porto Alegre apoia “Todos Unidos Contra o Câncer”

 Campanha terá evento no Parcão para ressaltar a prevenção dos cânceres de mama, próstata e pele. Doação de órgãos também será incentivada

No dia 30 de setembro, das 9h às 12h, acontece a campanha "Todos Unidos Contra o Câncer", no Parque Moinhos de Vento (Parcão). Com apoio da Unimed Porto Alegre, o evento é promovido por três sociedades médicas do Estado (Sociedade Brasileira de Dermatologia-RS, Sociedade Brasileira de Mastologia-RS e Sociedade Brasileira de Urologia-RS), e tem como objetivo orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção dos cânceres de pele, mama e próstata.

Gratuita e aberta à comunidade, a ação terá a presença de médicos das especialidades, que irão sanar as dúvidas e dar dicas de prevenção. Promotores da Unimed Porto Alegre, identificados por camisetas coloridas, convidarão o público para visitação no estande. Cada cor irá fazer referência a um tipo de câncer: laranja para o de pele, rosa para o de mama e azul para o de próstata. Brindes e balões serão distribuídos ao público.

O câncer de pele melanoma é um câncer com altas taxas de mortalidade no mundo todo e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha, 78% da população brasileira não sabe o que é um melanoma.

Já a neoplasia maligna da mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres no mundo, e no Brasil é o segundo mais frequente, depois do de pele. Responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano, entre as mulheres. Entre os homens, o câncer de próstata é o segundo mais comum (atrás apenas do câncer de pele) no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 68.220 novos casos são estimados no Brasil entre 2018 e 2019.

Cooperativa incentiva a doação de órgãos

Durante o evento, a Unimed Porto Alegre também irá incentivar e conscientizar sobre a doação de órgãos. Promotores com camisetas verdes estarão presentes para lembrar sobre a importância de ser um doador de órgão e avisar a família sobre a decisão.

De acordo com dados da Central de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o mês de agosto, o Rio Grande do Sul registrou 468 doações de órgãos, sendo 162 doações efetivas. Porém, mais de 43% das famílias de possíveis doadores, quando entrevistadas para autorizar a doação, negam o procedimento. Segundo o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Dr. Ricardo Rühling, o objetivo é trabalhar a conscientização dos familiares. "Um dos focos do nosso trabalho é diminuir esse percentual", afirma. Informações sobre doações e transplantes podem ser obtidas pelo site www.saude.rs.gov.br/transplantes.

SERVIÇO:

Campanha "Todos Unidos Contra o Câncer"

Quando: 30 de setembro (domingo)

Horário: das 9h às 12h

Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão) - Porto Alegre  

Em caso de chuva, não haverá evento.


Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100