Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 28/09/2018 - Institucional

 Unimed Porto Alegre apoia “Todos Unidos Contra o Câncer”

 Campanha terá evento no Parcão para ressaltar a prevenção dos cânceres de mama, próstata e pele. Doação de órgãos também será incentivada

No dia 30 de setembro, das 9h às 12h, acontece a campanha "Todos Unidos Contra o Câncer", no Parque Moinhos de Vento (Parcão). Com apoio da Unimed Porto Alegre, o evento é promovido por três sociedades médicas do Estado (Sociedade Brasileira de Dermatologia-RS, Sociedade Brasileira de Mastologia-RS e Sociedade Brasileira de Urologia-RS), e tem como objetivo orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção dos cânceres de pele, mama e próstata.

Gratuita e aberta à comunidade, a ação terá a presença de médicos das especialidades, que irão sanar as dúvidas e dar dicas de prevenção. Promotores da Unimed Porto Alegre, identificados por camisetas coloridas, convidarão o público para visitação no estande. Cada cor irá fazer referência a um tipo de câncer: laranja para o de pele, rosa para o de mama e azul para o de próstata. Brindes e balões serão distribuídos ao público.

O câncer de pele melanoma é um câncer com altas taxas de mortalidade no mundo todo e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha, 78% da população brasileira não sabe o que é um melanoma.

Já a neoplasia maligna da mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres no mundo, e no Brasil é o segundo mais frequente, depois do de pele. Responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano, entre as mulheres. Entre os homens, o câncer de próstata é o segundo mais comum (atrás apenas do câncer de pele) no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 68.220 novos casos são estimados no Brasil entre 2018 e 2019.

Cooperativa incentiva a doação de órgãos

Durante o evento, a Unimed Porto Alegre também irá incentivar e conscientizar sobre a doação de órgãos. Promotores com camisetas verdes estarão presentes para lembrar sobre a importância de ser um doador de órgão e avisar a família sobre a decisão.

De acordo com dados da Central de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o mês de agosto, o Rio Grande do Sul registrou 468 doações de órgãos, sendo 162 doações efetivas. Porém, mais de 43% das famílias de possíveis doadores, quando entrevistadas para autorizar a doação, negam o procedimento. Segundo o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Dr. Ricardo Rühling, o objetivo é trabalhar a conscientização dos familiares. "Um dos focos do nosso trabalho é diminuir esse percentual", afirma. Informações sobre doações e transplantes podem ser obtidas pelo site www.saude.rs.gov.br/transplantes.

SERVIÇO:

Campanha "Todos Unidos Contra o Câncer"

Quando: 30 de setembro (domingo)

Horário: das 9h às 12h

Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão) - Porto Alegre  

Em caso de chuva, não haverá evento.


Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?