Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícias

 17/10/2017 - Viver Bem

 Unimed Porto Alegre comemora o Dia Mundial da Alimentação com dicas para as crianças

 A alimentação adequada deve ter os principais nutrientes como proteínas, cálcio e ferro

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, e também no mês que se comemora o Dia das Crianças, a assessora médica do Viver Bem da Unimed Porto Alegre, Sílvia de Souza Kretzer, dá dicas sobre a relevância da alimentação saudável para os pequenos. "A alimentação na infância é de grande importância para formação de hábitos alimentares que serão levados para a vida adulta", afirma. A médica explica que incluir a participação da criança no preparo do alimento facilita a aceitação de novos ingredientes que contribuirão para a promoção da saúde e prevenção de doenças. "Além de garantir o crescimento e desenvolvimento adequado da criança", diz.

A alimentação adequada para crianças, segundo a nutricionista do Viver Bem, Paula Barbosa Corrêa, deve ter como principais nutrientes os carboidratos complexos (produtos integrais), proteínas, cálcio, ferro, zinco e Vitamina D, sendo a combinação ideal composta pelo padrão "carboidrato + proteína + fruta/saladas". Outro ponto importante é ter uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares; e colorida, garantindo todas as vitaminas e minerais. É preciso reduzir o consumo daqueles alimentos que não contribuem para a saúde, como açúcares, industrializados e ultraprocessados. "É muito importante não desistir na primeira tentativa de introduzir um alimento novo no cardápio, pois o paladar da criança precisa se acostumar com o novo cheiro, novo sabor e nova textura", afirma a especialista, que se baseia em sua experiência com o Grupo de Reeducação Alimentar para Crianças da Unimed Porto Alegre para dar dicas de lanches saudáveis para a gurizada. A nutricionista lembra que o alimento "quanto mais caseiro, mais saudável sempre!".

Outra iniciativa da Unimed Porto Alegre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação e ao mês das crianças foi a elaboração de um vídeo com receitas saudáveis ensinadas por adultos e crianças, a "Cozinha Divertida". O vídeo está disponível no Youtube da Unimed Porto Alegre.

Para mais informações sobre o Grupo de Reeducação da Unimed Porto Alegre, acesse http://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem.  

Informações Gerais

Central de Relacionamento com o Cliente 4004 2040

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Agendamento de Consultas

Unifacil 4020 3113

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Central de atendimento coronavírus

Coronavírus 0800 920 60 62

Informações e Agendamento de Exames

Rede de Serviços Próprios Unimed 2136 4100