Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Busca

Notícias

 11/12/2018 - Institucional

 Unimed Porto Alegre reforça o compromisso de transparência nas relações

 Em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a cooperativa fortalece a cultura da integridade com ações, controles e políticas transparentes por meio do compliance

Estar em compliance significa estar em sintonia com as regras e controles internos e externos. O termo ganha cada vez mais espaço nas organizações. A expressão, que tem origem no verbo em inglês to comply, fortalece a gestão e evidencia a conformidade com legislação e regulamentos. Em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a Unimed Porto Alegre reforça seu compromisso de transparência com cooperados, colaboradores, fornecedores e clientes por meio do compliance, reforçando a cultura da integridade na cooperativa e na sociedade.

O Programa de Integridade está inserido na cooperativa desde 2012 e, de acordo com o superintendente executivo da Unimed Porto Alegre, Glauco Chagas, tem o objetivo de ir além do alinhamento de processos e preservar a marca perante o mercado. "Garante a segurança empresarial da organização e de seus representantes e oferece transparência e respeito com o cliente e com quem faz a cooperativa", destaca Glauco.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Flávio da Costa Vieira, o programa beneficia não apenas a cooperativa, como também a sociedade. "A ética e a transparência são valores intrínsecos, e por isso refletidos em nossas ações anticorrupção, de gestão de crises e de melhores práticas de governança corporativa", destaca.

Ainda para Glauco Chagas, a Unimed Porto Alegre acredita que a diferença está nas pessoas. "Precisamos de controles internos, regras claras e processos definidos, mas quem decide na ponta tem CPF. Precisamos entender o que é ser uma cooperativa", explica.

A Unimed Porto Alegre contabiliza mais de 6,5 mil cooperados e mais de 720 mil beneficiários. "Imaginem o que é ter uma empresa com 6,5 mil donos, com a mesma distribuição societária e com o mesmo direito de voto. Precisamos ter um conjunto de regras muito bem definido", afirma Chagas. Para isso, a cooperativa implantou internamente um Programa de Integridade robusto, que começou em 2012 com a criação do Código de Conduta  e do Canal de Conduta para colaboradores e cooperados. "Criamos códigos e canais de conduta para colaboradores, cooperados, fornecedores e prestadores de serviços, bem como comitês de conduta e planos anuais de treinamento e comunicação", esclarece o superintendente.

Além da cultura estratégica da cooperativa, a responsabilidade perante a sociedade é outro ponto que o superintendente destaca. Nesse sentido, a Unimed Porto Alegre apoia e participa ativamente de movimentos que proponham mais transparência, como a adesão à campanha do Ministério Público Federal das 10 Medidas Contra a Corrupção e a assinatura do Termo de Cooperação Interinstitucional, com o objetivo de uniformizar os procedimentos que garantem a rastreabilidade das órteses, próteses e materiais especiais para evitar fraudes.


Central de Relacionamento com o Cliente

(Informações sobre o seu plano) 4004-2040

Centro de Diagnóstico

Agendamento de Exames (51) 2136-4100

Serviços de Atendimento

SAC 0800 510 4646

Emergências Médicas

SOS Unimed 0800 707 0007

Venda de Planos – Novos Clientes

Planos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (51) 3316-5000

Olá! Como eu posso te ajudar?

>